Vestido da primeira princesa latina da Disney foi criado por estilista mineira

Elena de Avalor, a primeira princesa latina da Disney, está ganhando sua série própria com um legítimo figurino brasileiro. A estilista mineira Layana Aguilar foi responsável por desenhar alguns de seus vestidos. […]

Elena de Avalor, a primeira princesa latina da Disney, está ganhando sua série própria com um legítimo figurino brasileiro. A estilista mineira Layana Aguilar foi responsável por desenhar alguns de seus vestidos.

Aguilar mora em Nova York e participou, em 2013, da 11ª edição do “Project Runway”, um reality show norte-americano focado em design de moda. Ela se destacou no programa e, graças à indicação do consultor de moda e apresentador do programa, Tim Gunn, acabou recebendo a missão de vestir a jovem princesa. Para criar seu vestido de gala, que é vermelho e pela primeira vez na história das princesas Disney terá estampas, a estilista buscou inspiração na própria infância e nos bordados de sua avó.

A personagem também se diferencia das demais princesinhas da Disney em outros quesitos. Ela é apenas a segunda princesa da companhia a empunhar uma espada e a primeira a não ter príncipe encantado ou salvador de alguma espécie. Ao contrário, foi ela quem xalvou o seu reino de um feiticeira do mal e, agora, tem a missão de governar Avalor.

Na versão original, ela é dublada pela atriz Aimee Carrero (série “Young & Hungry”), nascida em Santo Domingo, capital da República Dominicana. E a série contará ainda com outros talentos latinos no elenco, além de, segundo a Disney, “incorporar influências de diversas culturas latinas e hispânicas”, como música, comida e tradições.

Criada por Craig Gerber (criador também da “Princesinha Sofia”), Elena terá sua origem explicada num telefilme, “Elena e o Segredo de Avalor”, que mostrará como ela foi salva pela Princesinha Sofia, que também tem uma série própria, antes de iniciar suas aventuras. Segundo a história, Elena foi encarcerada dentro de um amuleto mágico desde os 16 anos de idade e, por décadas, seus pais e seu reino sofreram nas mãos da sacerdotisa Shuriki. Mas após se libertar, Elena reconquista seu lugar como governante de Avalor, enfrentando bruxas, magos, inimigos mortais e o desafio de governar mesmo sem ter idade suficiente para ser uma rainha.

A série estreia no próximo dia 22 de julho no Disney Channel, mas o telefilme que deveria ser exibido antes disso ainda não tem data definida para sua exibição.