Bilheterias: Sucesso de Procurando Dory ignora Caça-Fantasmas e Carrossel 2 no Brasil

Apesar das estreias de “Caça-Fantasmas” e “Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina” ocuparem metade das salas de cinema disponíveis no Brasil, os filmes mais assistidos do fim de semana foram animações […]

Apesar das estreias de “Caça-Fantasmas” e “Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina” ocuparem metade das salas de cinema disponíveis no Brasil, os filmes mais assistidos do fim de semana foram animações que já estavam em cartaz.

A animação “Procurando Dory” se manteve líder das bilheterias brasileiras pela terceira semana consecutiva. O filme, que estreou no dia 30 de junho, arrecadou da última quinta-feira (14/7) a domingo (17/7) pouco mais de R$ 11 milhões, levando 715 mil pessoas aos cinemas. Ao todo, os peixinhos da Disney/Pixar já fisgaram 5,5 milhões de pessoas e faturaram quase R$ 78 milhões no país, segundo dados da ComScore.

Comprovando que os filmes de bichos falantes são a tendência mais bem-sucedida do ano, o 2º lugar ficou com “A Era do Gelo: O Big Bang”. O quinto filme da franquia pré-histórica da Fox levou 692 mil pessoas aos cinemas, arrecadando cerca de R$ 10,5 milhões em quatro dias. Com isso, 2,5 milhões já assistiram ao filme, que está rendendo R$ 38 milhões no Brasil.

As estreias da semana ocuparam o 3º e o 4º lugares, respectivamente. “Caça-Fantasmas” teve desempenho pior no Brasil que nos EUA, onde abriu em 2º lugar (atrás de outra animação de bichos falantes, “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”, ainda inédita por aqui). O filme foi muito falado devido a sua concepção, idealizado pela Sony como uma versão feminina da comédia clássica de 1985. No final, a curiosidade despertada ficou abaixo do repúdio intuitivo dos fãs, que foram acusados de serem machistas pelos produtores, por reagirem como reagem fãs. Acabou atraindo 382 mil pessoas para uma arrecadação de R$ 6,7 milhões.

Ironicamente, “Carrossel 2” teve mais público, 408 mil pessoas, mas, porque tinha ingressos mais baratos (sem o custo da exibição em 3D) rendeu menos, R$ 5,3 milhões. De todo modo, o desempenho ficou abaixo da estreia do primeiro filme da franquia infantil do SBT, visto por 467 mil espectadores em seu fim de semana de estreia. Na ocasião, o filme abriu em 3º lugar, mas acabou conquistando uma das maiores bilheterias do cinema nacional em 2015.

Contando com a pré-estreia paga e “inflada”, que aconteceu uma semana antes do lançamento oficial, no dia 7 de julho, “Carrossel 2” já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas e faturou R$ 12,2 milhões até o momento.