Festival de Annecy exibe quatro curtas animados brasileiros

Considerado o “Cannes da animação”, o Festival de Annecy iniciou nesta semana sua edição 2016 com quatro curtas-metragens brasileiros na programação. O maior destaque pertence a “Caminho dos Gigantes”, de Alois Di […]

Considerado o “Cannes da animação”, o Festival de Annecy iniciou nesta semana sua edição 2016 com quatro curtas-metragens brasileiros na programação. O maior destaque pertence a “Caminho dos Gigantes”, de Alois Di Leo, que participa da competição oficial. O filme acompanha as descobertas de uma índia durante um passeio pela selva e marca a volta do país à principal seleção.

“O Mundo do Autismo”, de Guilherme Marcondes, aparece na categoria de filmes encomendados, com uma história sobre um menino que só começa a falar aos quatro anos. Na categoria de melhor telefilme, “Puerto Papel – Amor de Papel”, de Alvaro Ceppi e Hugo Covarrubias, conta a história de Matilda, que acorda com poderes novos a cada dia e passa por aventuras na fictícia cidade de Puerto Papel. Por último, na categoria dedicada a filmes de conclusão de curso, “A Man Called Man”, de Guy Gomes Charnaux Rocha, coproduzido no Canadá, conta uma história familiar por meio de referências a filmes de faroestes.

O cinema brasileiro esteve ausente do festival na edição do ano passado, após vencer a competição de Melhor Filme de Animação por dois anos consecutivos, com os longas “Uma História de Amor e Fúria” (2013), de Luiz Bolognesi, e “O Menino e o Mundo” (2014), de Alê Abreu.

Os premiados deste ano no evento francês serão conhecidos no sábado (18/6).

Segundo os organizadores, questões políticas e sociais compõem os principais temas das produções da programação, mas também houve aumento no número de filmes para crianças. Entre os curtas-metragens, observou-se que 34% dos filmes foram dirigidos por mulheres.

Além das mostras oficiais, estão previstos eventos especiais com lançamentos de Hollywood, como a pré-estreia mundial de “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”, a exibição de sequências de “Moana” e de “Era do Gelo 5 – Rota de Colisão”, produções dos estúdios Illumination, Disney e Blu Sky, respectivamente.