Jennifer Lopez rebela-se através das décadas com ótimo clipe feminista

A cantora e atriz Jennifer Lopez (série “Shades of Blue”) divulgou seu novo e surpreendente clipe “Ain’t Your Mama”, em que vive diversas mulheres, em diferentes épocas, proclamando que não vai cozinhar, […]

A cantora e atriz Jennifer Lopez (série “Shades of Blue”) divulgou seu novo e surpreendente clipe “Ain’t Your Mama”, em que vive diversas mulheres, em diferentes épocas, proclamando que não vai cozinhar, lavar ou fazer o trabalho de nenhum marmanjo, porque não é mãe de homem feito. Estruturado como um curta, o ótimo vídeo começa com um discurso feminista, em que uma versão telejornalista da cantora, com visual de guerrilheira, conclama todas as mulheres a se rebelarem. Para servir de exemplo, ela vive uma dona de casa dos anos 1950, uma secretária dos anos 1960, uma empregada de fábrica dos anos 1970 e uma funcionária da uma grande corporação dos anos 1980, sempre aludindo ao tratamento abusivo de maridos, patrões e colegas que querem colocá-la “em seu lugar”, fazendo todo o trabalho. No final, várias mulheres de jeans se juntam para dançar na rua com a cantora, numa alusão às coreografias dos anos 1990.

A mensagem clara, o refrão fácil e a batida dançante são contagiantes. Uma boa forma de retomar a carreira musical, após dois anos sem lançar músicas. Composta em parceria com a também cantora Meghan Trainor, que tem metade da idade de J-Lo, “Ain’t Your Mama” é o primeiro single do novo álbum da diva, que só deve chegar às lojas no final do ano. Entretanto, ele embute uma contradição, na figura do produtor Dr. Luke, acusado por Keisha de ser abusivo, manipulador e outras coisas que nenhuma feminista defenderia.

O vídeo, por sua vez, foi dirigido por Cameron Duddy, editor do filme “Antes Só do Que Mal Casado” (2007) e especialista em clipes de artistas populares, como Bruno Marz, Fifth Harmony, Rita Ora e Britney Spears. “Ain’t Your Mama”, porém, é disparado o seu melhor trabalho.