Fotos revelam o elenco de Class, novo spin-off da série Doctor Who

A rede britânica BBC divulgou as primeiras fotos do elenco do novo spin-off da série “Doctor Who”, intitulado “Class”. As imagens (veja abaixo) trazem os atores no cenário da atração, mas as […]

A rede britânica BBC divulgou as primeiras fotos do elenco do novo spin-off da série “Doctor Who”, intitulado “Class”. As imagens (veja abaixo) trazem os atores no cenário da atração, mas as gravações só vão começar na próxima semana.

Apesar da divulgação, ainda não há informações sobre a trama ou os nomes dos personagens.

Desde que o projeto foi anunciado, o título se prestou a diversas especulações, alimentando a possibilidade de ser uma atração derivada da atual encarnação da série principal. Afinal, a última companheira do Doutor, Clara Oswald (Jenna Coleman), era uma professora e vários de seus jovens alunos apareceram em aventuras da série, inclusive viajando a bordo da Tardis.

Infelizmente, essa possibilidade foi apenas parcialmente contemplada. Com o triste desfecho da 9ª temporada, Clara saiu definitivamente da série. E, ao que parece, seus alunos também. Entretanto, sua escola continuará a fazer parte da mitologia da produção em “Class”.

Na verdade, a escola de Clara, Coal Hill School, tem uma longa tradição como cenário “Doctor Who”. Ela aparece no próprio piloto da atração, “An Unearthly Child”, exibido em novembro de 1963. Depois, porém, só voltou a ser lembrada num episódio de 1988, quando o Doutor viajou no tempo de volta a 1963, para resolver problemas que deixara inacabados em sua primeira aparição na Terra. Foi necessário outro longo hiato para o lugar voltar a ganhar destaque. Isto aconteceu no especial de 50 anos da série, quando a nova companheira do Doutor, Clara, tornou-se professora de Inglês da escola londrina. Isto mudou a relação da série com o colégio fictício. A partir da 8ª temporada, a maioria dos episódios incluiu cenas relacionadas com o local, destacando professores e alunos.

“Class”, porém, não deve retomar nenhum dos personagens já conhecidos. Pelos menos, é o que indica o elenco divulgado. Ele será encabeçado por Katherine Kelly (séries “Mr. Selfridge” e “Happy Valley”), que deve viver uma professora, e os jovens Greg Austin (também de “Mr. Selfridge”), Fady Elsayed (visto em “Penny Dreadful”), Sophie Hopkins (“The Devil Knows You’re Here”) e a estreante Vivian Oparah, escalados como estudantes da Coal Hill School.

Criada por Patrick Ness (roteirista da vindoura fantasia “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”), a série está sendo descrita como uma espécie de “Buffy – A Caça Vampiros” britânica. “Eu sempre me perguntei se poderia haver uma ‘Buffy’ britânica, e só mesmo o brilhante Patrick Ness para descobrir como fazer isso acontecer”, disse o produtor executivo Steven Moffat (“Doctor Who”) no press release divulgado pela BBC.

O novo spin-off vem suprir uma lacuna no universo de “Doctor Who”, que nos últimos anos chegou a ter duas séries derivadas, “Torchwood”, para um público mais velho, e “The Sarah Jane Adventures”, para crianças.

Ainda não há previsão de estreia para a nova atração.