Bilheterias: Batman vs. Superman mantém 1º lugar e já supera O Homem de Aço

 

“Batman vs. Superman: A Origem da Justiça” se manteve como o filme mais visto do mundo pelo segundo fim de semana consecutivo. Em cartaz há apenas 11 dias, o lançamento da Warner já soma US$ 682,8 milhões em todo o mundo, superando toda a bilheteria de “O Homem de Aço”, o longa anterior de super-heróis da DC Comics, que fez US$ 668 milhões em 2013.

Foram mais US$ 52,3 milhões arrecadados apenas nos últimos três dias na América do Norte, elevando, por sua vez, a bilheteria doméstica a US$ 261,4 milhões.

Mesmo assim, há quem veja o copo meio vazio. A razão está na queda da arrecadação, de 68% em relação ao fim de semana inaugural. Foi um dos maiores desabamentos de um filme de super-herói já registrados, atrás apenas do fraco “X-Men Origens: Wolverine” (2009), que vazou 69% em sua segunda semana. Entretanto, o desempenho não representa a queda mais brusca de um blockbuster. “Transformers: A Vingança dos Derrotados” perdeu 73% do público em sua segunda semana e mesmo assim foi a segunda maior bilheteria de 2009, perdendo somente de “Avatar”. A própria Warner experimentou solavanco maior com seu campeão de ingressos vendidos, “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”, que caiu 72% antes de bater o recorde de faturamento do estúdio.

Analistas do mercado consideraram que filmes baseados em franquias populares costumam perder tração em sua segunda semana, devido ao grande número de ingressos adquiridos em pré-venda pelos fãs mais ansiosos. Como não caiu mais de 70% como nos casos mencionados e permanece em cartaz em muitos cinemas, a perda de público pode ser considerada normal e não deve virar motivo real de preocupação para a Warner.

“Não estamos preocupados com a queda”, disse, por sinal, o diretor de distribuição doméstica da Warner Jeff Goldstein ao site The Hollywood Reporter. “Não importa qual filtro seja usado, atingir US$ 52 milhões de bilheteria em qualquer fim de semana é uma realização enorme. Estamos mais focados no total que atingimos. E nosso número global é gigantesco”.

O estúdio comemora vários recordes com o lançamento. Uma marca expressiva foi atingida justamente no Brasil, onde “Batman vs. Superman” já se tornou a maior arrecadação da Warner em todos os tempos.

Mas os super-heróis da DC não são os únicos comemorando recordes. “Deadpool” também fez História. Com US$ 754,4 milhões mundiais e ainda aparecendo no Top 10 norte-americano, o lançamento de fevereiro da 20th Century Fox atingiu nesta semana a maior bilheteria de um filme para maiores (classificação “R” nos EUA) de todos os tempos. O recorde pulverizado pertencia a “Matrix Reloaded”, que fez US$ 742 milhões em 2003.

O maior lançamento da semana, porém, decepcionou. “Deus Não Está Morto 2” abriu em 4º lugar, com US$ 8,1 milhões, um desempenho mais fraco que o registrado pelo filme original (US$ 9,2 milhões) em sua estreia em 2013.

BILHETERIA: TOP 10 EUA

1. Batman vs. Superman: A Origem da Justiça
Fim de semana: US$ 52,3 milhões
Total EUA: US$ 261,4 milhões
Total Mundo: US$ 682,8 milhões

2. Zootopia
Fim de semana: US$ 22 milhões
Total EUA: US$ 275,9 milhões
Total Mundo: US$ 787,6 milhões

3. Casamento Grego 2
Fim de semana: US$ 11,3 milhões
Total EUA: US$ 36,4 milhões
Total Mundo: US$ 54,8 milhões

4. Deus Não Está Morto 2
Fim de semana: US$ 8,1 milhões
Total EUA: US$ 8,1 milhões
Total Mundo: US$ 8,1 milhões

5. Milagres do Paraíso
Fim de semana: US$ 7,5 milhões
Total EUA: US$ 46,8 milhões
Total Mundo: US$ 50,2 milhões

6. A Série Divergente: Convergente
Fim de semana: US$ 5,7 milhões
Total EUA: US$ 56,3 milhões
Total Mundo: US$ 136,6 milhões

7. Rua Cloverfield, 10
Fim de semana: US$ 4,7 milhões
Total EUA: US$ 63,5 milhões
Total Mundo: US$ 81,7 milhões

8. Meet the Blacks
Fim de semana: US$ 4,08 milhões
Total EUA: US$ 4,08 milhões
Total Mundo: US$ 4,08 milhões

9. Decisão de Risco
Fim de semana: US$ 4,05 milhões
Total EUA: US$ 6,1 milhões
Total Mundo: US$ 6,1 milhões

10. Deadpool
Fim de semana: US$ 3,5 milhões
Total EUA: US$ 355,1 milhões
Total Mundo: US$ 754,4 milhões

Comente

Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna

Back to site top
Change privacy settings