Ao longo da carreira, Martin Scorsese já demonstrou ser apaixonado por música. Mas, até então, esta paixão parecia focada no rock. Portanto, não deixa de ser uma surpresa sua escolha como próximo projeto. Segundo o site da Variety, o cineasta está desenvolvendo junto à Paramount um filme sobre o pianista clássico Byron Janis.
Byron Janis foi um dos pianistas mais bem-sucedidos da história com um repertório de compositores clássicos como Beethoven, Mozart, Rachmaninoff and Prokofiev. A especialidade dele, porém, era Frédéric Chopin, de quem, inclusive, acabou descobrindo dois manuscritos inéditos, em 1967. Era tão famoso que, nos anos 1960, tornou-se o primeiro artista americano a fazer uma apresentação na União Soviética – em pleno auge da Guerra Fria.
O projeto do filme partiu do roteirista Peter Glanz (“Uma Semana a Três”), que vendeu à Paramount uma adaptação da autobiografia de Janis, “Chopin and Beyond: My Extraordinary Life in Music and the Paranormal”.
Scorsese está confirmado como produtor da cinebiografia, mas não ficou claro se também irá dirigir o longa.
Ele ainda não definiu qual será seu próximo trabalho como diretor, após finalizar “Silêncio”, adaptação do romance de Shûsaku Endô sobre jesuítas portugueses no Japão do século 17, que rodou com Andrew Garfield (“O Espetacular Homem-Aranha”), Liam Neeson (“Busca Implacável”) e Adam Driver (“Star Wars: O Despertar da Força”). O cineasta também assina a produção e a direção do piloto da série roqueira “Vinyl”, que estreia em 14 de fevereiro no canal pago HBO.