Mad Max e O Regresso disputarão o prêmio do sindicato dos Diretores de Fotografia

A Sociedade dos Diretores de Fotografia dos EUA (ASC, na sigla em inglês) divulgou os indicados ao prêmio anual da categoria. A seleção do sindicato reúne os principais nomes da categoria e […]

A Sociedade dos Diretores de Fotografia dos EUA (ASC, na sigla em inglês) divulgou os indicados ao prêmio anual da categoria. A seleção do sindicato reúne os principais nomes da categoria e costuma antecipar os profissionais nomeados ao Oscar.

O maior campeão da lista é Emmanuel Lubezki, que concorre por “O Regresso”. Indicado pela sexta vez, ele já venceu em quatro ocasiões, pelos filmes “Filhos da Esperança” (2006), “A Árvore da Vida” (2011), “Gravidade” (2013) e “Birdman” (2014). Ele irá concorrer com o veterano Roger Deakins, que chega à 12ª indicação com “Sicario”, das quais renderam três vitórias e até um prêmio pela carreira. Outro veterano selecionado, John Seale concorre pela quinta vez com “Mad Max – Estrada da Fúria”, após vencer por “O Paciente Inglês” (1996).

A lista de concorrentes também inclui dois cinegrafistas calejados, Janusz Kaminski, que chega à sexta indicação com “Ponte dos Espiões”, e Ed Lachman, na terceira nomeação com “Carol”.

A principal ausência ficou por conta de Robert Richardson, responsável pela fotografia grandiosa de “Os Oito Odiados”, captada no clássico formato dos 70mm.

O vencedor será revelado em cerimônia marcada para o dia 14 de fevereiro, em Los Angeles.

[symple_toggle title=”Clique aqui para conferir a lista completa dos indicados ” state=”closed”]

Indicados ao ASC Awards

Janusz Kaminski – Ponte dos Espiões
Ed Lachman – Carol
John Seale – Mad Max: Estrada da Fúria
Emmanuel Lubezki – O Regresso
Roger Deakins – Sicario

[/symple_toggle]