O canal pago americano HBO anunciou a renovação de “The Leftovers” para sua 3ª e última temporada. Criada por Damon Lindelof (“Lost”) e Tom Perrotta (“Pecados Íntimos”), a partir do romance homônimo de Perrota, a série chamou atenção por seu clima misterioso.
A trama se passa após um evento inexplicado, que fez desaparecer uma percentagem da população mundial. Embora muitos acreditem no arrebatamento, não há resposta para o sumiço da população, mas sua repercussão gera histeria, suicídios em massa e o surgimento de novos e estranhos cultos religiosos. Os personagens centrais são a família e os amigos do xerife interiorano vivido por Justin Theroux (“Viajar É Preciso”), que na 2ª temporada se mudou para uma nova cidade, onde milagrosamente nenhum habitante desapareceu.
“A atração tem se provado uma das séries mais diferentes da HBO e estamos extremamente orgulhosos de sua originalidade” disse Michael Lombardo, presidente de programação do canal, no comunicado sobre a renovação.
O mesmo comunicado atesta que a decisão de encerrar a trama partiu de seus criadores, que não querem estender o mistério além do necessário – lição que Lindelof pode ter aprendido de “Lost”. “Admiramos e apoiamos totalmente a visão artística de Damon e respeitamos sua decisão de levar a série à sua conclusão na próxima temporada”, disse o executivo.
O próprio Lindelof justificou a decisão no anúncio. “Tom, eu e nossa incrível equipe de roteiristas e produtores tivemos um enorme cuidado em projetar essas temporadas como romances dentro de si mesmas, com começo, meio e fim. Quando terminamos nossa última temporada, ficou claro para nós que a série como um todo estava seguindo o mesmo modelo. E, com o nosso início e meio completos, a coisa mais empolgante para nós, enquanto contadores de histórias, seria dar um fim definitivo para ‘The Leftovers’. E, por ‘definitivo’, queremos dizer ‘descontroladamente ambíguo, mas, esperamos, mega-emocional’, como tudo relacionado a essa série veio a ser.”
O último episódio da 2ª temporada foi exibido em 6 de dezembro e o final ambíguo – lição não aprendida com “Lost” – será exibido em 2017, em data ainda não definida.