Confira as estreias de cinema da semana

Um terço do circuito de cinema do Brasil passa a exibir, a partir dessa semana, “Jogos Vorazes: A Esperança – O Final”, desfecho da franquia juvenil que projetou ao estrelato a atriz […]

Um terço do circuito de cinema do Brasil passa a exibir, a partir dessa semana, “Jogos Vorazes: A Esperança – O Final”, desfecho da franquia juvenil que projetou ao estrelato a atriz Jennifer Lawrence. O filme entra em cartaz em todos os shopping centers do país, em estimadas mil salas (leia a crítica aqui).

A concentração é tão alta que os demais lançamentos ficaram restritos ao circuito limitado. O mais amplo chega a 63 salas: a comédia brasileira “Ninguém Ama Ninguém”, adaptação de Nelson Rodrigues passada nos anos 1960. Nem o aguardado “Chatô – O Rei do Brasil” (saiba mais sobre o filme lendo a crítica) vai dar conta da eventual curiosidade do público, estreando em apenas 16 salas.

O microcosmo cinéfilo é contemplado com outras estreias recomendadas, como “Mistress America”, nova parceria indie entre o diretor Noah Baumbach e a atriz Greta Gerwig após o delicioso “Frances Ha” (2012). Distribuído em 27 salas, o longa acompanha uma estudante solitária em Nova York, que retoma o entusiasmo pela vida quando conhece a filha de seu padrasto. Ainda mais relevante, o anime (animação japonesa) “As Memórias de Marnie”, fábula infantil de contornos góticos, encerra as produções do premiado estúdio Ghibli com lançamento em apenas cinco salas.

A lista ainda traz obras de grande valor humanista, como o documentário “Malala”, sobre a adolescente paquistanesa que, ao querer estudar, foi vítima de atentado, sobrevivendo à intolerância talibã para virar um símbolo e ganhar o prêmio Nobel da Paz – em 21 salas. Sem esquecer de “Taxi Teerã”, que o cineasta Jafar Panahi rodou ao custo de sua própria segurança, ao desafiar o governo do Irã. Para filmá-lo, ele precisou escapar da prisão domiciliar e desrespeitar a proibição que lhe foi imposta – não fazer filmes por duas décadas. Tanto risco lhe rende uma exibição em três salas somente, em São Paulo e Brasília.

Confira abaixo os trailers destes e dos demais lançamentos da semana no Brasil.


Estreias de cinema

Grande circuito

Circuito limitado