Animação perdida de Walt Disney é encontrada na Inglaterra

Mais uma animação “perdida” de Walt Disney foi encontrada na Inglaterra. Trata-se de um curta de 1928, intitulado “Sleigh Bells” (Sinos do Trenó), com seis minutos de duração, protagonizado por Oswald, o […]

Mais uma animação “perdida” de Walt Disney foi encontrada na Inglaterra. Trata-se de um curta de 1928, intitulado “Sleigh Bells” (Sinos do Trenó), com seis minutos de duração, protagonizado por Oswald, o Coelho Sortudo, precursor do Mickey Mouse como o primeiro personagem da Disney a aparecer em um filme animado.

O curta foi dirigido por Walt Disney e Ub Iwerks, que criaram Oswald em 1927. Ele foi encontrado fora de catálogo, nos arquivos do British Film Institute (BFI), e já se encontra restaurado, com a ajuda dos estúdios Disney. A cópia era a única existente, mas a restauração permitiu duplicações digitais. Um trecho, inclusive, pode ser conferido no YouTube (veja abaixo). A íntegra da animação terá uma reestreia em Londres em dezembro, 87 anos após sua última exibição.

Andrew Millstein, presidente do estúdio de animação Disney, acredita que existem outras obras perdidas do cineasta. “Os curtas-metragens de Oswald são uma parte importante da história de nossos estúdios e trabalhamos no mundo inteiro procurando os títulos que nos faltam, em acervos cinematográficos e com colecionadores privados”, ele disse, em comunicado.

Em 2011, outro curta de Oswald, “Hungry Hobos”, datado de 1927, foi encontrado no Arquivo de Filmes Huntley, também na Inglaterra.

Confira abaixo um trecho de “Sleigh Bells”: