Hacker que atacou HBO trabalhava para o exército iraniano

A Justiça dos Estados Unidos identificou o hacker que atacou a HBO, roubando episódios de séries, emails e diversos documentos do canal pago, exigindo um pagamento de US$ 6 milhões para não […]

A Justiça dos Estados Unidos identificou o hacker que atacou a HBO, roubando episódios de séries, emails e diversos documentos do canal pago, exigindo um pagamento de US$ 6 milhões para não liberar o conteúdo na internet. O suspeito é um iraniano chamado Behzad Mesri, também conhecido na darknet como “Skote Vahshat”.

O gabinete do secretário de Justiça dos Estados Unidos de Manhattan indiciou oficialmente Behzad Mesri nesta terça-feira (21/11), descrevendo-o como um “autointitulado especialista” em invasões digitais. Além de hacker a HBO, a ficha corrida do suspeito inclui atividades realizadas em nome do exército iraniano contra sistemas militares, sistemas de software nuclear e componentes da infraestrutura de Israel.

O documento da acusação também alega que ele ajudou um grupo de hackers iranianos, conhecido como Turk Black Hat Security Team, a desfigurar centenas de sites dos EUA e outros países.

O ataque cibernético contra a HBO veio à tona no meio do ano, quando o canal transmitia a temporada mais recente de “Game of Thrones”, que teve episódios, roteiros e spoilers vazados. Além desta série, atrações como “Ballers”, “Curb Your Enthusiasm” e “The Deuce” também tiveram conteúdos liberados na internet.

Segundo a agência Reuters, um porta-voz do governo afirmou que Mesri não tinha sido preso, mas não quis comentar o paradeiro do suspeito.