Exibição de O Jardim das Aflições termina com pessoas feridas em Universidade de Pernambuco

Uma exibição do filme “O Jardim das Aflições”, realizada na sexta-feira (27/10) no campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, terminou em tumulto e com pessoas feridas. Segundo o Jornal do […]

Uma exibição do filme “O Jardim das Aflições”, realizada na sexta-feira (27/10) no campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, terminou em tumulto e com pessoas feridas.

Segundo o Jornal do Commercio, de Pernambuco, ao término da exibição do documentário sobre o filósofo conservador Olavo de Carvalho, estudantes e militantes de esquerda se posicionaram em um dos corredores que levavam à saída do ambiente, bloqueando a passagem. Eles gritavam palavras de ordem contra o público “fascista” e a provocação rendeu respostas e deu início a um confronto generalizado.

Imagens gravadas pelo diretor Josias Teófilo com um celular mostram o corredor bloqueado e o clima acirrado. Outro vídeo registra que a confusão começa quando um dos integrantes do bloqueio avança em direção a um jovem vestindo uma camiseta com a imagem do deputado Jair Bolsonaro para empurrá-lo.

“Virou uma praça de guerra. Eles avançavam gritando”, descreveu o diretor nas redes sociais. “Tentei mediar o conflito mas não foi possível. Os dois grupos se espancaram no corredor. Se não fosse essas pessoas que nos defenderam, teriam invadido o auditório e nos agredido. Virou uma briga de gangue, violência pesada”, lamentou. “Não podemos exibir um filme sobre filosofia em uma universidade sem, literalmente, derramamento de sangue. É um absurdo sem tamanho”.

O Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão também usou o Facebook para se manifestar a respeito do ocorrido, classificando a violência como “lamentável” e “inaceitável”. “Trata-se de um comportamento inaceitável num país democrático. Filmes devem ser exibidos livremente (com a devida classificação etária). O mesmo vale para exposições, peças de teatro e outras manifestações culturais”, ele ponderou, acrescentando: “Não há censura, intolerância, totalitarismo, ilegalidade ou ódio ‘do bem’… Esta radicalização autoritária não interessa à cultura, à sociedade e ao país”.

Esta não é a primeira polêmica criada em torno de uma exibição de “O Jardim das Aflições”. Sete dos filmes que fariam parte da 21ª edição do Cine PE foram retirados da programação do evento, após seus cineastas “pediram pra sair” diante da inclusão do filme de Teófilo na competição. Eles acusaram o evento de favorecer “um discurso partidário alinhado à direita conservadora e grupos que compactuaram e financiaram o golpe ao Estado democrático de direito ocorrido no Brasil em 2016”.

Apesar do boicote, o documentário foi o vencedor do festival.

Publicado por O Jardim das Aflições em Sexta, 27 de outubro de 2017