Hackers vazam email em que a HBO lhes oferece dinheiro

Hackers vazam email em que a HBO lhes oferece dinheiro

 

Um email vazado por hackers ao site da revista americana The Hollywood Reporter aponta que um executivo da HBO ofereceu US$ 250 mil aos hackers que invadiram os servidores da empresa, roubando informações e episódios de séries. O pagamento seria uma espécie de recompensa pela descoberta de vulnerabilidades no sistema.

A mensagem sugere uma negociação entre a empresa e o grupo de hackers, mas é cuidadosamente redigida para evitar a insinuação do pagamento de um resgate pelas informações roubadas.

No email, o executivo diz que a HBO está “trabalhando duro” desde 23 de julho para rever o material e pede que os hackers “prorroguem seu prazo por uma semana”. “Como uma demonstração de boa-fé da nossa parte, estamos dispostos a pagar uma recompensa de US$ 250 mil para vocês, assim que conseguirmos estabelecer a conta necessária e adquirir bitcoin”, diz o texto.

O THR confirmou que o executivo que aparece como remetente da mensagem trabalha para uma divisão de tecnologia da HBO, mas não conseguiu verificar a autenticidade do email, datado de 27 de julho.

A HBO não comentou o assunto.

A empresa de TV por assinatura confirmou no último dia 31 que teve seus servidores hackeados e que informações e episódios de “Game of Thrones” e outras séries foram roubados. Em emails enviados a sites americanos, os hackers afirmam que tiveram acesso a 1,5 terabytes de dados, incluindo roteiros, episódios ainda não lançados, relatórios financeiros, entre outros arquivos.

A revelação da possível negociação veio após os hackers afirmarem, em mensagem anterior, que a HBO não levava à sério suas ameaças. “É apenas dinheiro. Tivemos semanas de negociações com funcionários da HBO, mas eles quebraram suas promessas e querem jogar conosco”.

Até agora, os responsáveis pela ação vazaram episódios das séries “Ballers” e “Room 104”, além do resumo do roteiro de um episódio inédito de “Game of Thrones”, o equivalente a um mês de emails de um alto executivo da HBO e telefones do elenco de “Game of Thrones”.

O vazamento antecipado do episódio passado de “Game of Thrones” veio de outra fonte, identificada como sendo da Índia.

Comente

Pedro Prado é cinéfilo, fã de séries e quadrinhos, fotógrafo amador e bom amigo da vizinhança.