Festival de Cannes exibirá filme de Roman Polanski estrelado por Eva Green

O novo filme de Roman Polanski, “D’après une Histoire Vraie”, estrelado por Eva Green, foi adicionado ao Festival de Cannes 2017, que acontece entre 17 e 28 de maio. A produção terá […]

O novo filme de Roman Polanski, “D’après une Histoire Vraie”, estrelado por Eva Green, foi adicionado ao Festival de Cannes 2017, que acontece entre 17 e 28 de maio. A produção terá sua première mundial no evento, exibida fora de competição.

A adaptação do premiado romance “Baseado em Fatos Reais”, de Delphine de Vigan, também destaca em seu elenco a esposa do diretor, Emmanuelle Seigner, que é figura constante nos filmes de Polanski desde “Busca Frenética” (1988).

Na trama, Seigner vive o alter-ego de Delphine de Vigan, uma escritora que passa por um bloqueio criativo após o lançamento de seu último e bem-sucedido livro. O momento difícil é superado com a ajuda de uma nova e maravilhosa amiga, Elle, papel de Eva Green. O problema é que a amiga, que trabalha como ghost writer, revela-se uma admiradora obsessiva que, em pouco tempo, tenta se intrometer no texto e até na vida íntima da escritora.

Lançado no Brasil pela Intrínseca, o livro venceu diversos prêmios literários em 2015.

O roteiro foi escrito por Polanski em parceria com outro cineasta, Olivier Assayas, que no ano passado recebeu o prêmio de Melhor Diretor do Festival de Cannes por seu filme “Personal Shopper”, uma história de fantasmas com Kristen Stewart.

Por isso, havia a expectativa de o filme integrar a mostra competitiva, mas o nome de Polanski tem se tornado cada vez mais controvertido, uma vez em que sua luta contra a justiça americana para encerrar um caso de estupro de menor, ocorrido nos anos 1970, continua a chamar atenção de entidades feministas. No começo do ano, o convite ao diretor para presidir a entrega do troféu César (o Oscar francês) foi recebido por protestos contundentes, que fizeram Polanski desistir da homenagem.

Na última terça (25/4), Samantha Geimer, estuprada por Polanski em 1977, contatou as autoridades americanas para expressar seu apoio ao cineasta polonês. Ela considera que Polanski já foi punido suficientemente por seu crime ao ficar longe dos EUA e de sua indústria cinematográfica, e que ele deveria voltar ao país sem enfrentar mais tempo de prisão.