Jeff Nichols vai dirigir remake da sci-fi Missão Alien

Jeff Nichols vai dirigir remake da sci-fi Missão Alien

 

O cineasta Jeff Nichols foi escolhido pela 20th Century Fox para comandar o remake da sci-fi “Missão Alien” (1988). Segundo o site Deadline, ele também vai escrever o roteiro, buscando uma abordagem menos convencional da trama original.

Não está claro se ele vai trabalhar em cima do roteiro de Art Marcum e Matt Holloway (ambos de “Homem de Ferro”), encomendado pela Fox no ano passado, ou se escreverá a história do zero.

O filme original foi escrito por um especialista no gênero, Rockne S. O’Bannon, criador das séries sci-fi “Farscape” e “Defiance”, e se passava no futuro, após uma raça de refugiados alienígenas chegar à Terra e passar a co-existir com os humanos, sofrendo preconceito. A história antecipou alguns dos temas de “Distrito 9” (2009). Contudo, sua ênfase foi numa dinâmica típica de filme policial, juntando um “tira” racista veterano (James Caan, da série “Las Vegas”) com um novato (Mandy Patinkin, da série “Homeland”). O detalhe é que o novato era um alienígena.

A ideia agradou e o filme deu origem a uma série de TV (com outro elenco) e cinco telefilmes nos anos 1990.

Com a refilmagem, que deve contar como e porque os alienígenas chegaram à Terra, a Fox pretende relançar a franquia, como fez com o recente reboot de “Planeta dos Macacos”.

Jeff Nichols fez sua primeira sci-fi neste ano: “Destino Especial”, lançado no Brasil no mês passado, direto em DVD. Ele também está sendo cotado para o Oscar 2017 por conta do drama racial “Loving”, que ainda não tem previsão de estreia nacional. Curiosamente, os dois filmes juntos oferecem uma justaposição dos temas de “Missão Alien”.

Comente

Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna