Steven Soderbergh prepara filme sobre o escândalo dos Panama Papers

O cineasta Steven Soderbergh (“Doze Homens e um Segredo”) vai produzir e pode dirigir um longa-metragem sobre os “Panama Papers”, nome dado ao escândalo mundial que revelou contas secretas de políticos e […]

O cineasta Steven Soderbergh (“Doze Homens e um Segredo”) vai produzir e pode dirigir um longa-metragem sobre os “Panama Papers”, nome dado ao escândalo mundial que revelou contas secretas de políticos e celebridades no paraíso fiscal do Panamá. A informação é do site The Hollywood Reporter.

Para isso, ele pretende voltar a trabalhar com o roteirista Scott Z. Burns, repetindo as parcerias de “O Desinformante” (2009), “Contágio” (2011) e “Terapia de Risco” (2013), baseando a trama no livro “The Secrecy World”, que o premiado repórter Jake Bernstein prepara sobre o caso. Ele é um dos participantes do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, instituição que ajudou a chamar a atenção para a história, a partir de cerca de 11 milhões de documentos que citavam personalidades como o presidente russo Vladimir Putin, o cineasta Pedro Almodóvar e empresários brasileiros, entre muitos outros.

A produção será dividida com Michael Sugar, um dos responsáveis por “Spotlight — Segredos Revelados”, longa vencedor do Oscar deste ano, que também tratava de uma investigação jornalística sobre um escândalo mundial – no caso, dos padres pedófilos da Igreja Católica.

Soderbergh chegou a anunciar que não faria mais cinema, dedicando-se a projetos televisivos, como as séries “The Knick”, “The Girlfriend Experience”, a vindoura “Mosaic” e o premiado telefilme “Minha Vida com Liberace” (2013). Mas recentemente anunciou um novo filme, a comédia “Logan Lucky”, com um superelenco.