Diretora de Guerra ao Terror vai filmar drama sobre tumultos raciais dos anos 1960

A diretora Kathryn Bigelow, vencedora do Oscar por “Guerra ao Terror” (2008) e indicada por “A Hora Mais Escura” (2012), vai filmar um drama sobre os tumultos raciais de Detroit em 1967. A informação é do site Variety.

Ainda sem título, o projeto será o 10º filme da cineasta e o terceiro de sua bem-sucedida parceria com o roteirista Mark Boal, que escreveu seus longas mais recentes. A trama retratará a devastadora revolta popular que tomou conta da cidade de Detroit ao longo de cinco dias, deixando 43 mortos, mais de 340 feridos e 7 mil prédios queimados em 1967. Tudo começou quando a polícia resolveu fechar um bar sem licença num bairro pobre, durante uma festa de comemoração pela volta de dois soldados da Guerra do Vietnã. Ao decidir prender todo mundo, os policiais geraram ultraje e precipitaram protestos que descambaram para a violência, motivada pela questão racial – todos os 82 clientes detidos do bar eram negros. A reação do governo, enviando a guarda nacional e até tropas militares, apenas serviu para transformar a rebelião civil numa batalha campal.

As filmagens devem começar na metade do ano para um lançamento em 2017, quando se comemora o 50º aniversário da rebelião.

Além deste filme, Bigelow e Boal também desenvolvem “The Recruiters”, uma série sobre jihadistas para o canal pago HBO

Comente

Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna

2 Comments

  1. Eu andei pensando aqui gostaria de saber o porquê ainda não tem um filme que fale de monte castelo os pracinhas brasileiro que lutaram na Italia séria ótimo se tivesse um filme falando a respeito porque quase não se ver informações sobre a batalha contra o nazismo naquele ponto.

  2. Marcel Plasse - 31 de janeiro de 2016

    Olá, Lucas. Tem, sim. Chama-se A Estrada 47. Foi filmado na Itália e lançado em 2013. Mas o melhor filme sobre o período, For All – O Trampolim da Vitória (1997), se passa no Brasil, acompanha os americanos que se instalaram no Nordeste para esperar ataques nazistas. Este, ao menos, é divertido, além de contar a origem do forró (for all em português mal falado) brasileiro.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.