Ana Paula Minerato perdeu o emprego, deixou de ser musa do carnaval e virou alvo de críticas após o vazamento de áudios com falas racistas na madrugada desta segunda-feira (25/11). No conteúdo vazado, a influenciadora teria questionado o ex-namorado, o cantor KT Gomez, por se envolver com a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca.
“Você gosta de cabelo duro, KT? Eu não sabia que você gostava de mina do cabelo duro”, teria dito Ana Paula no diálogo, antes de disparar outros comentários ofensivos sobre Ananda, fazendo alusões à ascendência africana da artista.
KT Gomez tentou interrompê-la para dizer que os comentários eram racistas, mas ela não permitiu. Em outra tentativa, o rapper aconselhou: “Não tem problema, linda [as características físicas de Ananda]. Você não sabe o ambiente que você está aí. Você tá falando isso ai em voz alta”, ponderou ele.
Sem dar a mínima, a suposta voz da influenciadora voltou a disparar novas frases, demonstrando que estaria enciumada e irritada com a situação. “Não tem problema? Sério? Por que você tem tanto cuidado com ela?”, questionou ela. “Eu tenho cuidado com todo mundo, linda. De verdade, você não me conhece”, respondeu KT. “Comigo você não teve, né? Nossa mano, ela é feia, ein tio? […] Nossa, achei que ela era mais gatinha”, debochou.
Ananda, por sua vez, afirmou que tomará providências sobre o assunto. “Não tenho medo de você, não. Agora você vai ver o que arrumou. O buraco vai ser mais embaixo. E tu vai quer aguentar. Não foi mulher para falar?”, disparou a cantora, acrescentando que Ana Paula seria “insegura. Bonita por fora, mas feia por dentro”.
Péssima repercussão
Com a repercussão, a Band oficializou a demissão de Ana Paula de seu quadro de apresentadores do Estação Band FM. Ela estava no programa de rádio desde 2015, num quadro que traz entrevistas de artistas brasileiros, cita notícias curiosas e toca músicas da atualidade.
“A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa”, disse a emissora em nota.
A escola de samba Gaviões da Fiel também decidiu desligar Ana Paula da agremiação. Em comunicado, a diretoria afirmou que a influenciadora teve “condutas incompatíveis com seus valores e princípios”.
“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.
Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade. Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história”, finaliza o comunicado.
Ana Paula Minerato ainda não se manifestou sobre o assunto, mas o espaço segue aberto para atualizações. As frases foram cortadas para não expor novamente a artista alvo dos comentários ofensivos.
Ananda se pronunciou após sofrer racismo de Ana Paula Minerato:
"Insegura, bonita por fora mas feia por dentro" pic.twitter.com/o2JLYbKEPW
— Alfinetei (@ALFINETEI) November 25, 2024
Fogo na Racista!
Comunicado do desligamento de Ana Paula Minerato das atividades dos Gaviões da Fiel.
Um ser desprezível é aquele que é vazio e podre em seu interior. Uma trajetória no samba jogada no lixo, por não ter aprendido o mínimo.
Que responda por suas violências. pic.twitter.com/RnCKQ7OBrx— Dam Menezes ⚘️ (@xDamMenezes) November 25, 2024