Percival de Souza deixa a Record após 21 anos

O jornalista recebeu um convite para seguir a parceria em outras plataformas da emissora, mas ele ainda não deu a resposta

Divulgação/Record TV

O comentarista Percival de Souza deixou seu trabalho na Record TV após 21 anos. A informação foi confirmada na quinta-feira (4/4) pela emissora, que agradeceu pelos anos de trabalho no jornalístico “Cidade Alerta”, onde ele fez história ao lado de Marcelo Rezende (1951-2017).

“A Record vem a público expressar o mais profundo agradecimento pelos 21 anos que Percival de Souza dedicou à emissora. Sua atuação como comentarista de segurança no ‘Cidade Alerta’, e em outras atrações, foi inestimável para nossa história e ajudou a construir a reputação do jornalismo de verdade do canal, pautado pela credibilidade e imparcialidade”, diz uma nota da emissora enviada à imprensa.

A emissora ainda reconheceu que Percival é um profissional reconhecido e premiado na área do jornalismo investigativo: “Sempre foi reconhecido pela ética e comprometimento com a notícia. Ao longo de duas décadas, suas análises e críticas contribuíram significativamente para a compreensão dos telespectadores em incontáveis casos, não só policiais, mas em diversos assuntos de interesse da sociedade brasileira.”

Por fim, a Record acrescentou que convidou o comentarista de segurança para seguir a parceria em outras plataformas, como no blog R7, no podcast “Arquivo Vivo” e em outras futuras possibilidades. Mas ele ainda não deu a resposta para a emissora.

“Certos da importância para o jornalismo e o quanto seus conhecimentos são primordiais, Percival de Souza foi convidado para continuar a parceria analisando grandes casos através dos projetos multiplataforma onde já atua. Desejamos muito sucesso para a sequência dessa trajetória brilhante”, finaliza a nota.

Carreira de Percival de Souza

Comunicador desde cedo, Percival de Souza entrou na redação da Folha de S. Paulo com apenas 14 anos, passando logo depois pela recém-fundada revista “Quatro Rodas”. Aos 22 anos, foi um dos fundadores do “Jornal da Tarde”, onde trabalhou sob a censura do Regime Militar dos anos 1970.

Percival ainda teve passagens pelas redações do “Notícias Populares” e “Auto Esporte”, além de trabalhar como jornalista nas Rádio Capital, Rádio Eldorado, Rádio Gazeta, entre outros.

Mas foi na Record TV, a emissora de Edir Macedo, que ele ganhou popularidade como comentarista do programa “Cidade Alerta”, especialmente por formar uma dupla bem-humorada com o falecido jornalista Marcelo Rezende, entre 2012 e 2017.

Além disso, Percival de Souza é escritor e lançou dois livros premiados: “Autópsia do Medo”, biografia do delegado Sérgio Paranhos Fleury, e “Eu, Cabo Anselmo”, que retrata uma entrevista com o maior agente duplo a serviço do Regime Militar.