Eliana deixa o SBT após 15 anos

A apresentadora não renova contrato em meio a rumores de negociação com a Globo, mas continuará como madrinha do Teleton

Divulgação/SBT

O SBT anunciou nesta segunda-feira (1/4) que a apresentadora Eliana Michaelichen não renovou seu contrato e deixará o elenco da emissora em junho. Segundo o comunicado oficial, a decisão foi tomada de “forma mútua e amigável”. Apesar da saída, Eliana continuará vinculada ao SBT como madrinha do Teleton, retornando esporadicamente ao canal para apresentar o programa de arrecadação para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).

“Após quase 15 anos à frente de um programa consolidado e de grande sucesso, Eliana decidiu que era o momento de uma nova fase com outros desafios profissionais, sem jamais esquecer os inúmeros dias de alegria, conquistas e aprendizados vividos na emissora”, diz o comunicado.

Rumores de mudança para a Globo

A decisão ocorre após Eliana ter sido alvo de rumores de que estaria sendo sondada pela Globo para reforçar seu time de apresentadores. Ela esteve pela primeira vez na Globo para participar do “Criança Esperança” ao lado de Xuxa Meneghel e Angélica Ksyvickis. Na época, desmentiu os rumores sobre uma suposta rivalidade com as colegas e exaltou a “união feminina”. Ela também negou qualquer negociação com a líder de audiência, mas agora busca novos desafios.

Em seu comunicado, o SBT deseja boa sorte para os novos rumos da apresentadora: “Ambas as partes expressam de forma legítima sua gratidão mútua e desejam o melhor para o futuro. O SBT reforça ainda seu carinho e torcida pela apresentadora em quaisquer caminhos que ela pretenda seguir, e informa que as portas sempre estarão abertas para ela”.

Portas abertas para o futuro

A despedida, na verdade, foi para a segunda passagem de Eliana pelo SBT, canal que a lançou como uma das apostas de Silvio Santos durante os anos 1990. Ela recebeu a proposta de apresentar um programa ao participar do “Qual é a Música?” em 1991, quando tinha 18 anos e ainda estava no grupo musical Banana Split.

A carreira de apresentadora começou à frente do “Festolândia”, um programa infantil que, em sua encarnação original, durou só três meses. Mas ela ganhou outra chance, ao apresentar o “Sessão Desenho”, até que, em 1993, estrelou o sucesso “Bom Dia & Cia”, que marcou a infância de uma geração. Em 1996, porém, ela assinou com a Record, por onde lançou o “Eliana & Alegria” e, mais tarde, buscou o público adulto com o “Tudo É Possível”.

Foi esse público adulto que ela focou ao voltar ao SBT em 2009 para comandar o programa “Eliana”, que estreou no dia 30 de agosto de 2009. “As pessoas não imaginavam que uma apresentadora infantil poderia fazer uma transição para um público adulto, falar com as mulheres. E aos domingos, um dia que era predominantemente masculino”, ela chegou.