Estreias | Confira 15 novidades desta semana no streaming

Lista de lançamentos tem show de Taylor Swift, "Invencível", "A Cor Púrpura", "Nosso Lar 2", "Todos Menos Você" e o indicado ao Oscar "Vidas Passadas"

Instagram/Taylor Swift

Os destaques da programação de streaming desta semana reúnem 7 séries e 8 filmes (3 deles para locação digital). Entre os novos episódios, incluem-se o final da 2ª temporada de “Invencível” e uma minissérie histórica sobre a caçada ao assassino do presidente dos EUA, Abraham Lincoln. Já a relação de filmes inclui lançamentos recentes do cinema, entre eles o documentário da “The Eras Tour” de Taylor Swift, o musical “A Cor Púrpura”, a comédia “Todos Menos Você”, o nacional “Nosso Lar 2” e o drama indicado ao Oscar “Vidas Passadas”. Confira a relação completa abaixo.

 

SÉRIES

 

INVENCÍVEL 2 – PARTE 2 | PRIME VIDEO

 

A animação adulta adapta os quadrinhos homônimos de Robert Kirkman (o autor de “The Walking Dead”), que abordam o universo dos super-heróis com um olhar sombrio e ultraviolento. A trama acompanha Mark Grayson, um jovem aparentemente comum, exceto pelo fato de ser filho do super-herói mais poderoso do planeta, Omni-Man. Durante toda a vida, ele acreditou que seu pai era um alienígena benevolente, vindo do espaço para proteger a Terra, e que havia herdado seus poderes para continuar esse legado. Até o dia em que é convidado a se juntar ao pai em sua verdadeira missão: dominar o mundo.

No começo da 2ª temporada, Mark descobriu que seu pai mudou após a briga que quase custou sua vida. Mas passou a ser considerado um traidor de sua raça, sendo caçado e aprisionado. Ao mesmo tempo, o protagonista tenta se redimir pelas mortes e destruição causadas pelo pai, entrando num grupo de heróis supervisionado pelo governo. A Parte 2 traz Omni-Man diante da execução iminente nas mãos dos Viltrumitas e Mark incumbido de uma responsabilidade monumental: preparar a Terra para a invasão iminente. As apostas estão mais altas do que nunca, enquanto Mark lida com o peso de sua nova responsabilidade.

O elenco de dubladores reúne diversos intérpretes “clássicos” de “The Walking Dead”, a começar por Steven Yeun (o Glenn), dublador de Mark, o Invencível. Além dele, o elenco de vozes originais inclui Lauren Cohan (a Maggie), Lennie James (Morgan), Khary Payton (Ezekiel), Ross Marquand (Aaron), Sonequa Martin-Green (Sasha), Michael Cudlitz (Abraham) e Chad Coleman (Tyreese).

A produção também conta com dublagens de JK Simmons (vencedor do Oscar por “Whiplash”) como Omni-Man e Sandra Oh (vencedora do Globo de Ouro por “Grey’s Anatomy” e “Killing Eve”) como a mãe do protagonista, sem esquecer de Zazie Beetz (“Deadpool 2”), Walton Goggins (“Tomb Raider”), Mark Hamill (“Star Wars: A Ascensão Skywalker”), Gillian Jacobs (“Community”) e Seth Rogen (“Vizinhos”), entre outros.

 

ÚLTIMO ATO | APPLE TV+

 

A minissérie de crime histórico, criada por Monica Beletsky (produtora-roteirista de “Fargo”), acompanha a caçada de John Wilkes Booth após o assassinato de Abraham Lincoln. Em 14 de abril de 1865, o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, foi assassinado por Booth, um ator conhecido, contrário à libertação dos escravos e simpatizate dos Confederados, enquanto assistia a uma peça de teatro.

Após o assassinato, Booth conseguiu fugir, apesar de ter quebrado a perna ao pular do camarote presidencial. Edwin Stanton, que era o Secretário de Guerra sob a administração de Lincoln, organizou sua perseguição, empreendida por quase mil soldados da União durante 12 dias, até encontrá-lo escondido numa fazenda de Virgínia.

O elenco destaca Tobias Menzies (“Outlander”) como Edwin Stanton e Anthony Boyle (“Mestres do Ar”) como John Wilkes Booth. Já a direção com visual cinematográfico está a cargo dos cineastas Carl Franklin (“O Diabo Veste Azul”) e John Dahl (“O Poder da Sedução”).

 

MÃO DE FERRO | NETFLIX

 

O drama criminal espanhol é ambientado no porto marítimo de Barcelona, que recebe quase 6 mil contêineres por dia. Joaquín Manchado, que tem um gancho de ferro numa das mãos, é o dono de uma das principais terminais do porto e, consequentemente, de um império do narcotráfico europeu. Quando um importante carregamento de cocaína desaparece em seu pátio, os negócios da família e o reinado de Joaquín ficam ameaçados. O dono das drogas exige que a carga desaparecida seja encontrada ou que Joaquín pague o valor equivalente. A pressão do traficante e a busca por um ladrão entre os estivadores desencadeia uma guerra no submundo do crime da cidade, gerando consequências terríveis.

A produção foi criada e dirigida por Lluís Quílez, que fez sucesso na Netflix com o filme de suspense “Abaixo de Zero” (2021). O elenco é formado por nomes bem conhecidos de séries e filmes iberoamericanos, como os espanhóis Eduard Fernández (“Perfeitos Desconhecidos”), Jaime Lorente (“La Casa de Papel”), Sergi López (“O Labirinto do Fauno”), Enric Auquer (“Tal Pai, Tal Filho”), Natalia de Molina (“Viver É Fácil com os Olhos Fechados”), Daniel Grao (“A Menina Invisível”), o argentino Chino Darín (“A Odisseia dos Tontos”) e a chilena Giannina Fruttero (“Los Espookys”).

 

AS GAROTAS DO ÔNIBUS | MAX

 

A série que marca a volta de Melissa Benoist após o fim de “Supergirl” é inspirada no livro “Chasing Hillary”, de Amy Chozick. O livro abordava a cobertura da campanha derrotada de Hillary Clinton para presidente. Mas a adaptação, desenvolvida por Julie Plec (“Legacies”) e a própria Chozick, gira em torno de quatro jornalistas que cobrem uma eleição presidencial acompanhando diferentes candidatos. Elas se cruzam, desenvolvem amizades, encontram amores e descobrem um escândalo tão grande que pode acabar com a democracia dos EUA.

Curiosamente, Melissa Benoist também interpretava uma jornalista em sua identidade secreta como Kara Danvers em “Supergirl”. “As Garotas do Ônibus” gira em torno de sua personagem, Sadie McCarthy, uma jornalista que larga tudo pela oportunidade de cobrir uma corrida presidencial para um jornal de prestígio. Após entrar em um ônibus de campanha política, Sadie forma laços com três competidoras, Grace (Carla Gugino, de “A Queda da Casa de Usher”), Lola (Natasha Behnam, de “Mayans MC”) e Kimberlyn (Christina Elmore, de “The Last Ship”), e, apesar das diferenças, elas acabam se unindo nos bastidores pouco saudáveis da batalha pela Casa Branca.

O elenco de apoio ainda inclui nomes conhecidos como Scott Foley (“Scandal”), Mark Consuelos (“Riverdale”), Eric Stoltz (“Pulp Fiction”), Griffin Dunne (“This Is Us”), Brandon Scott (“Disque Amiga para Matar”), Hettienne Park (“Hannibal”) e Jill Eikenberry (“LA Law”).

 

YOUNG ROYALS 3 | NETFLIX

 

A 3ª e última temporada da série sueca encerra o romance adolescente LGBTQ+. A trama gira em torno do príncipe Wilhelm (Edvin Ryding), que vai estudar em um internato da alta sociedade após se meter em confusões que prejudicaram a imagem da realeza. Ao chegar à escola de elite, ele é apresentado a Simon (Omar Rudberg), um dos integrantes do coral do colégio. Logo, a amizade entre os dois ganha profundidade romântica, mas diversas barreiras impedem que eles fiquem juntos.

O desfecho se passa após Willhem se tornar o próximo na linha de sucessão ao trono, quando a pressão pelo rompimento é confrontada pela vontade do casal de assumir tudo. Tudo se precipita com o vazamento de um sex tape – que encerrou de forma dramática o segundo ano e agora tem suas consequências exploradas.

Assim como as duas temporadas anteriores, a série chegará ao final após mais seis episódios dos roteiristas-produtores Lisa Ambjörn, Sofie Forsman e Tove Forsman. Mas a Netflix dividiu os capítulos em dois lotes, com os cinco primeiros já disponíveis e o derradeiro guardado para a próxima segunda (18/3).

 

ENCANTADO’S 2 | GLOBOPLAY

 

A série brasileira é uma comédia sobre uma família negra em Encantado, bairro que compõe a região do Méier, no subúrbio do Rio, onde dois irmãos dividem a mesma herança: um mercadinho do pai, que morreu recentemente. Enquanto a irmã se dedica a tocar o negócio que garante a sobrevivência da família, o irmão aproveita o espaço do mercadinho para realizar ensaios noturnos da escola de samba da região, que também foi fundada por seu pai.

Criada pelas estreantes Renata Andrade e Thais Pontes numa oficina para roteiristas negros da Globo, a atração destaca Luís Miranda (“Mister Brau”) e Vilma Melo (“Segunda Chamada”) como os protagonistas. Na 1ª temporada, eles lidaram com um bicheiro interpretado por Tony Ramos (“Getúlio”), de olho no mercadinho/quadra de samba.

A 2ª temporada começa após o desfile apoteótico da escola Joia do Encantado e introduz uma nova vilã, vivida por Eliane Giardini (“Órfãos da Terra”), que chega com objetivos maiores que a compra do terreno dos irmãos Ponza. Os episódios ainda apresentam participações especiais de nomes como Paolla Oliveira, Mateus Solano, Fabiula Nascimento e o cantor Xande de Pilares, além de Clara Moneke, que repete seu papel de Kate, da novela “Vai na Fé”, num crossover global.

 

O NINHO: FUTEBOL E TRAGÉDIA | NETFLIX

 

A minissérie documental aborda o trágico incêndio que ocorreu no centro de treinamento do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu, na madrugada de 8 de fevereiro de 2019, resultando na morte de 10 jovens, com idades entre 14 e 16 anos, das divisões de base do time. Desenvolvida por Pedro Asbeg e Renato Fagundes, com direção geral de Pedro Asbeg, a produção busca respostas para o ocorrido e conta com relatos dos familiares das vítimas da tragédia.

Um dos momentos mais difíceis da produção foi a reconstituição do incêndio em um contêiner, onde os jovens estavam alojados. A cena foi recriada em um estúdio com a ajuda de atores e dublês. Seis contêineres interligados serviam de dormitórios na época da tragédia. Os sobreviventes relataram que acordaram assustados, perceberam a fumaça e conseguiram fugir. Infelizmente, muitos não conseguiram escapar a tempo.

A Prefeitura do Rio afirmou que o dormitório não tinha licença municipal. O Centro de Treinamento do Flamengo teve quase 30 autos de infração por estar funcionando sem o alvará necessário. Entretanto, as mortes não resultaram em nenhuma condenação.

O principal objetivo da minissérie é resgatar a memória das vítimas e dar voz às suas famílias e aos sobreviventes do incêndio, além de chamar atenção para o caso, que completou cinco anos em fevereiro sem que culpados tenham sido punidos.

 

FILMES

 

VIDAS PASSADAS | VOD*

 

O primeiro longa-metragem da cineasta coreano-canadense Celine Song apresenta uma narrativa envolvente que se desenrola ao longo de 24 anos, explorando as relações e o conceito de in-yun, uma conexão pessoal que transcende vidas. A trama segue a jornada de Hae Sung, interpretado por Teo Yoo, e Nora, vivida por Greta Lee, dois amigos de infância de Seul que se separam quando Nora emigra para Toronto com sua família. A história avança 12 anos, quando os dois se reconectam virtualmente, compartilhando conversas pelo Facebook e Skype. Nora, agora uma dramaturga, e Hae Sung, um estudante de engenharia, discutem sobre suas vidas, transformações e memórias, enquanto Nora se adapta a uma nova identidade em uma cultura diferente.

Essa reconexão virtual revela sentimentos não resolvidos entre eles, embora Nora esteja casada com Arthur, um escritor interpretado por John Magaro. A presença de Arthur adiciona tensão à história, pois ele representa um novo capítulo na vida da protagonista e um obstáculo potencial ao reencontro com Hae Sung. Mesmo assim, Hae Sung decide visitar Nora em Nova York, desencadeando uma série de emoções e reflexões sobre as escolhas feitas e os caminhos não percorridos.

“Vidas Passadas” destaca a complexidade das relações humanas e o impacto da distância e do tempo em amizades e amores passados. A cinematografia e a trilha sonora intensificam a atmosfera de nostalgia e introspecção, enquanto a direção de Song conduz habilmente uma jornada emocional que questiona o destino, a identidade, existências paralelas e o significado das conexões humanas ao longo do tempo, fazendo com o espectador se veja refletido na tela, questionando sua própria trajetória. Inspirada em sua própria experiência pessoal, a estreia de Celine Song foi considerada tão impressionante que concorre a dois Oscars: Melhor Roteiro Original e Filme do ano.

 

A COR PÚRPURA | VOD*

 

A adaptação cinematográfica dirigida por Blitz Bazawule (que assinou parte do álbum visual “Black Is King”, de Beyoncé) traz uma nova perspectiva ao romance épico de Alice Walker, anteriormente adaptado por Steven Spielberg em 1985 e transformado em musical da Broadway em 2005. Nesta versão, a história de Celie, uma mulher negra que enfrenta abusos e luta para encontrar sua força interior, é narrada com uma combinação de música e dança.

Celie é interpretada na infância por Phylicia Pearl Mpasi e na fase adulta pela notável Fantasia Barrino, revelada na 3ª temporada do programa “American Idol” (exibida em 2004), que também interpretou o papel principal na Broadway. Ela vive uma existência trágica, marcada pelo abuso do pai e posteriormente pelo marido violento, Mister (Colman Domingo, de “Fear the Walking Dead”), que a distancia da irmã querida, Nettie (Halle Bailey, “A Pequena Sereia”), e a submete a uma vida de servidão e isolamento emocional.

No decorrer da história dramática, Celie encontra figuras femininas fortes que influenciam profundamente sua jornada. Entre elas, Sofia (Danielle Brooks, de “Orange Is New Black”), uma mulher de espírito indomável casada com o filho de Mister, e Shug Avery (Taraji P. Henson, de “Estrelas Além do Tempo”), uma cantora de blues que mantém um relacionamento complexo com Mister, mas que se torna uma protetora e figura central na vida de Celie. A interação da protagonista com estas mulheres, cada uma lutando contra as próprias adversidades em um contexto de racismo e opressão de gênero, vira o catalisador de um despertar pessoal e busca por autoafirmação.

A decisão de transformar uma narrativa tão densa em um musical gerou um contraste entre o conteúdo sombrio da história e a execução estética das músicas e coreografias. Embora mantenha a essência da luta e resiliência das personagens, a opção suaviza alguns dos aspectos mais duros da trama original, como abuso, racismo e sexismo. As sequências musicais, que variam do gospel ao jazz, oferecem um contraponto à severidade da narrativa, ilustrando a resistência e a força interior das personagens. Mas quem viu o filme dos anos 1980 pode ter dificuldade em assimilar as mudanças bruscas de tom entre o drama deprimente e a energia das celebrações dançantes.

 

TODOS MENOS VOCÊ | VOD*

 

Sucesso nas bilheterias dos EUA, o filme é apontado como responsável por resgatar o gênero das comédias românticas no cinema. Com uma abordagem jovem e contemporânea, a produção revitaliza o gênero sem inovar na fórmula, que segue uma estrutura clássica – da peça “Muito Barulho por Nada”, de William Shakespeare. Na história, os personagens de Sydney Sweeney (conhecida por “Euphoria”) e Glen Powell (de “Top Gun: Maverick”) são antigos colegas de faculdade que reatam a convivência ao serem convidados para o casamento de um amigo em comum. A situação se complica quando descobrem que seus ex-namorados também estão na lista de convidados, levando-os a combinar um relacionamento falso para criar um clima. Só que tem um detalhe: os dois na verdade nunca se suportaram.

A premissa é das mais conhecidas do gênero, envolvendo um casal que se repudia até se apaixonar. Tudo acontece durante um casamento na Austrália, onde a combinação de paisagens deslumbrantes, atuações carismáticas e um roteiro bem elaborado resultam numa diversão leve e descomplicada.

A direção é de Will Gluck (de “A Mentira” e “Pedro Coelho”), que também assina o roteiro em parceria com Ilana Wolpert (de “High School Musical: A Série: O Musical”), e o elenco ainda inclui Alexandra Shipp (“X-Men: Apocalipse”), Hadley Robinson (“O Pálido Olho Azul”), Michelle Hurd (“Star Trek: Picard”), Dermot Mulroney (“Invasão Secreta”), Darren Barnet (“Gran Turismo”), Rachel Griffiths (“A Sete Palmos”) e Bryan Brown (“Deuses do Egito”).

 

TAYLOR SWIFT – THE ERAS TOUR | DISNEY+

 

O documentário mais bem-sucedido de todos os tempos (com US$ 200 milhões arrecadados em 10 dias no mercado internacional) é a materialização cinematográfica da aclamada turnê de Taylor Swift, capturada em três performances no SoFi Stadium de Los Angeles. Não se trata apenas de um registro comum de um show, mas sim de um passeio monumental através das diferentes fases da carreira da artista, embaladas em uma atmosfera eufórica que apenas os grandes espetáculos podem criar. Mesmo menor que os shows, o filme tem quase três horas de duração e oferece uma apresentação vigorosa de mais de três dezenas de canções que marcaram a trajetória da cantora, desde o início até o ápice de sua popularidade. A estrutura do espetáculo é meticulosamente delineada, com segmentos que correspondem aos nove álbuns de Swift, desde “Fearless” (2008) até “Midnights” (2022), cada um com uma identidade visual distinta .

A versão em streaming inclui mais músicas, com cinco “faixas bônus” que não apareceram na exibição nos cinemas.

A direção é de Sam Wrench, conhecido por ter comandado filmes de concertos para outras artistas notáveis como Billie Eilish, Lizzo e Brandi Carlile. Com “Taylor Swift: The Eras Tour”, ele oferece um vislumbre do verdadeiro fenômeno cultural que é Taylor Swift, reafirmando a posição da cantora como uma das vozes mais populares de sua geração.

 

ASTEROID CITY | PRIME VIDEO

 

O mais recente longa de Wes Anderson transporta o público para uma cidade desértica fictícia da década de 1950, palco de uma competição astronômica. A narrativa episódica acompanha personagens peculiares, como Woodrow Steenbeck (Jake Ryan, de “Oitava Série”), um jovem astrônomo cujo pai, Augie (Jason Schwartzman, de “Quiz Lady”), guarda as cinzas de sua esposa em um recipiente Tupperware. Augie, um fotógrafo de guerra, se sente atraído por Midge Campbell (Scarlett Johansson, de “Vingadores: Ultimato”), uma atriz glamourosa cuja filha, Dinah (Grace Edwards, de “Disque Jane”), tem uma conexão especial com Woodrow. A chegada de um visitante extraterrestre desencadeia um bloqueio militar na cidade, adicionando um elemento de tensão à trama.

No fundo, “Asteroid City” é uma celebração do estilo único do diretor de “A Crônica Francesa”, “O Grande Hotel Budapeste” e “A Vida Marinha com Steve Zissou”. O filme é um verdadeiro catálogo dos maneirismos de Anderson, como as cores pastéis, as imagens centralizadas, o humor seco e irônico, e o desfile de atores famosos.

O elenco grandioso também inclui Bryan Cranston (“Breaking Bad”), Jason Schwartzman (“A Crônica Francesa”), Edward Norton (“O Incrível Hulk”), Adrien Brody (“O Pianista”), Tilda Swinton (“Era Uma Vez um Gênio”), Jeffrey Wright (“Westworld”), Tom Hanks (“Elvis”), Willem Dafoe (“O Farol”), Jeff Goldblum (“Jurassic Park”), Margot Robbie (“Barbie”), Steve Carell (“The Office”), Maya Hawke (“Stranger Things”) e os cantores Seu Jorge (“Marighella”) e Jarvis Cocker (“Harry Potter e o Cálice de Fogo”).

 

A FILHA DO REI DO PÂNTANO | PRIME VIDEO

 

No suspense, Daisy Ridley (“Star Wars: A Ascensão Skywalker”) vive uma mulher que mantém um segredo terrível sobre seu passado. Helena, a protagonista, tem uma vida aparentemente comum, morando numa cabana com a filha pequena e o namorado. Entretanto, sem que ninguém saiba, ela esconde uma origem sombria e perigosa: seu pai é o infame Rei do Pântano, um assassino que sequestrou sua mãe e as manteve cativas por anos no mato, onde Helena nasceu. Quando ele foge da prisão, Helena sabe que será caçada e, para proteger sua família, precisará usar tudo o que aprendeu com o assassino, buscando forças para enfrentar o homem que a ensinou sobre sobrevivência no mato.

O filme é uma adaptação do romance psicológico de mesmo nome de Karen Dionne, com roteiro de Mark L. Smith (“O Regresso”) e direção de Neil Burger (“Divergente”), e o elenco ainda destaca Ben Mendelsohn (“Invasão Secreta”) como o pai foragido e Garrett Hedlund (“Na Estrada”) como o namorado de Ridley.

 

PEDIDO IRLANDÊS | NETFLIX

 

A segunda comédia romântica estrelada por Lindsay Lohan (“Meninas Malvadas”) na Netflix é uma fantasia típica de Sessão da Tarde. A atriz vive uma mulher chamada Maddie que vê o amor da sua vida ficar noivo da sua melhor amiga. Ao ser convidada para a cerimônia na Irlanda, Maddie manifesta um desejo: ela sonha em ser a noiva naquele casamento. E assim, num passe de mágica, ela acorda casada com o homem que desejou. O problema é que, logo em seguida, ela percebe que a sua alma gêmea é outra pessoa.

A produção foi desenvolvida pela mesma equipe do filme anterior de Lindsay na plataforma, “Uma Quedinha de Natal”, que marcou a volta da atriz às comédias, após mais de uma década da péssima “Meu Trabalho É um Parto” (2009). A direção é de Janeen Damian e o roteiro de Michael Damian e Ron Oliver (todos de “Uma Quedinha de Natal”), enquanto o elenco destaca Ed Speleers (“Star Trek: Picard”), Alexander Vlaho (“Outlander”) e Elizabeth Tan (“The Singapore Grip”).

 

NOSSO LAR 2 – OS MENSAGEIROS | STAR+

 

A sequência do blockbuster espírita lançado em 2010, baseado na obra homônima psicografada pelo médium Chico Xavier, acompanha um grupo de mensageiros da cidade Nosso Lar, liderados por Aniceto (Edson Celulari), que vai à Terra com o objetivo de ajudar a salvar três de seus protegidos que estão prestes a fracassar. Com histórias que se cruzam, um é médium que não cumpriu o planejado em sua missão, outro é líder de uma casa espírita e o terceiro é um empresário responsável por uma oficina espiritual.

Com direção de Wagner de Assis (do primeiro “Nosso Lar”), o filme oferece aos espectadores uma versão do além com efeitos digitais e traz no elenco Vanessa Gerbelli (“Maldivas”), Fábio Lago (“Tropa de Elite”), Julianne Trevisol (“Os Mutantes”), Othon Bastos (“O Paciente: O Caso Tancredo Neves”) e Fernanda Rodrigues (“O Outro Lado do Paraíso”), além de Renato Prieto (“Nosso Lar”), que retoma o papel do médico André Luiz, protagonista do primeiro filme e um dos espíritos autores mais frequentes nas obras de Xavier.

Em sua exibição nos cinemas, a produção se tornou um dos maiores sucessos brasileiros de 2024.

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.