Ator de “Round 6” é condenado por má conduta sexual

O artista de 79 anos foi denunciado por tocar uma mulher não-identificada de forma inapropriada em meados de 2017, quando a abraçou e beijou seu rosto à força

Divulgação/Netflix

O veterano ator Oh Yeong-su, que ficou conhecido por sua participação em “Round 6”, foi condenado pela Justiça da Coreia do Sul por má conduta sexual. A informação foi publicada nesta sexta-feira (15/3) pelo The New York Times.

O artista de 79 anos, um dos protagonistas da série da Netflix, foi condenado pela corte a oito meses de pena suspensa, quando a prisão pode ser evitada caso o condenado cumpra requisitos pré-estabelecidos. Dentre as medidas, Yeong-su deve passar dois anos em liberdade condicional e terá a obrigação de assistir a 40 horas de aulas sobre violência sexual.

Da fama a condenação

Segundo a agência de notícias Yonhap, Oh Yeoung-su tocou a vítima de forma inapropriada em 2017, quando ele teria abraçado e beijado o rosto de uma mulher à força durante uma turnê teatral por uma área rural da Coreia do Sul.

O ator foi denunciado por má conduta sexual em dezembro de 2021, mas o caso foi encerrado em abril de 2022 por falta de uma acusação formal contra o ator. A denúncia foi reaberta pouco depois pelo Ministério Público de Suwon.

O artista de “Round 6” negou as acusações durante todo o processo. Inicialmente, Yeoung-su chegou a declarar que teria somente “segurado nas mãos da mulher para mostrar o caminho em volta de um lago”. Ele ainda pediu desculpas para a vítima, mas enfatizou que não “significa que admito as acusações”.

Os promotores do caso afirmam que o ator não demonstrou remorso durante o julgamento. “O acusado expressou o seu desejo pela juventude de forma inapropriada, dizendo ‘Eu te vejo como mulher’ enquanto bebia com a vítima em 2017. Ele evitou a responsabilidade dizendo que a vítima era ‘como uma filha’ para ele, apesar de a vítima pedir uma retratação”, disseram no tribunal em fevereiro.