Kanye West enfrenta processo do espólio de Donna Summer

Responsáveis pelos direitos da cantora entraram com uma ação contra o rapper por samplear “I Feel Love” no novo álbum sem pedir autorização

Divulgação/Good Music

O espólio de Donna Summer, ícone da disco music, entrou com uma ação contra Kanye West, também conhecido como Ye, nesta terça-feira (27/2). Ele está sendo acionado na Justiça por incorporar o hit de 1977 de Summer, “I Feel Love”, em seu novo álbum sem a devida permissão.

O processo alega que Kanye e o rapper Ty Dolla $ign utilizaram partes “instantaneamente reconhecíveis” da música de Summer em “Good (Don’t Die)”, faixa do álbum “Vultures 1”. Isso ocorreu mesmo após o espólio ter explicitamente rejeitado um pedido para utilizar partes da música.

O processo afirma que o espólio da cantora, falecida em 2012, considerou não apenas o imenso valor comercial da composição de “I Feel Love”, mas também a possível degradação do legado de Summer. “West é conhecido como uma figura pública controversa cuja conduta levou várias marcas e parceiros comerciais a se desassociarem dele.”

Controvérsias anteriores

Kanye West, que decidiu mudar seu nome para Ye em 2021, vem causando indignação desde 2022 por uma série de publicações antissemitas nas redes sociais. O rapper pediu desculpas pelos seus comentários em dezembro.

Ele lançou “Vultures 1” em 10 de fevereiro e o disco, atualmente, é o mais vendido nos EUA, segundo a Billboard.

Além de Donna Summer, o álbum também usa uma base de “War Pigs”, do Black Sabbath, que levou Ozzy Osbourne a xingar o rapper nas redes sociais. “Kayne West (sic) pediu permissão para samplear um trecho da performance ao vivo de 1983 de ‘War Pig’ (sic) no US Festival sem os vocais e a permissão foi recusada porque ele é antissemita e causou uma dor incalculável a muitos. Ele foi e usou o sample de qualquer jeito”, reclamou o cantor, que ainda completou: “Eu não quero nenhuma associação com este homem!”