Filha de Bruno Gagliasso receberá meio milhão após sofrer xingamentos racistas

A Justiça do Rio de Janeiro sentenciou Dayane Alcantara Couto de Andrade, mais conhecida como Day McCarthy, ao pagamento dr indenização por danos morais à família de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. […]

Instagram/Giovanna Ewbank

A Justiça do Rio de Janeiro sentenciou Dayane Alcantara Couto de Andrade, mais conhecida como Day McCarthy, ao pagamento dr indenização por danos morais à família de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. A decisão, proferida na terça-feira (6/2), relaciona-se a um vídeo publicado por McCarthy em 2017, no qual a socialite profere ofensas racistas contra Titi, filha do casal.

O valor da indenização corresponde a R$ 60 mil para cada um dos três autores da ação: Gagliasso, Ewbank e Titi, totalizando R$ 180 mil​​​​. Entretanto, o advogado da família, Alexandre Celano, destacou que o valor atualizado da condenação supera a quantia de meio milhão de reais, considerando juros e correção monetária.

Em sua sentença, o juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 32ª Vara Cível do Rio, ressaltou a gravidade das ações de McCarthy, que foram classificadas como “absolutamente abomináveis”. O magistrado optou por não reproduzir o conteúdo ofensivo na decisão para evitar mais sofrimento às vítimas, pois​​​. “evidenciam conteúdo racista e são inaceitáveis”.

 

Reações sobre a sentença

A influenciadora, que reside fora do país, foi julgada à revelia, após diversas tentativas de comunicação sem resposta. McCarthy irá recorrer da decisão na esfera cível, mas ainda poderá responder criminalmente por racismo se for acusada pelo Ministério Público.

Após a condenação, ela debochou da decisão em suas redes sociais e anunciou planos de recorrer. “Estou condenada na esfera cível e não tenho nada a dizer, pois eu mandei até o juiz se f*der, pois eu não devo nada a vocês. Estou escrevendo uns raps maneiros para vocês, semana que vem eu vou gravar”, ironizou.

Por outro lado, Alexandre Celano, advogado da família Gagliasso, expressou satisfação com a decisão e destacou seu efeito. “Há o alento de que a condenação em compensar os danos morais sofridos, cujo valor atualizado supera a quantia de meio milhão de reais, ao que me parece, a maior quantia já arbitrada no país contra um racista, terá amplo efeito pedagógico na sociedade.”