Chefão do Globoplay, Erick Brêtas se despede da Globo após 26 anos

O jornalista Erick Brêtas, considerado chefão do Globoplay, deixou a emissora da família Marinho após 26 anos. O executivo afirmou nesta segunda-feira (5/2) que tomou a “decisão de seguir em frente para […]

Instagram/Erick Brêtas

O jornalista Erick Brêtas, considerado chefão do Globoplay, deixou a emissora da família Marinho após 26 anos. O executivo afirmou nesta segunda-feira (5/2) que tomou a “decisão de seguir em frente para um novo ciclo pessoal e profissional”.

Brêtas considerou entregue as metas que assumiu com a Globo há cerca de cinco anos, quando assumiu a plataforma de streaming pela segunda vez. A gestão foi marcada por crescimento de conteúdos, número de assinantes e de receitas, embora a operação ainda seja considerada deficitária. Ele será substituído por Manuel Belmar.

O novo executivo foi considerado peça-chave no processo de reducação de custos da emissora, implementado nos últimos anos e ilustrado pela nova polícia de contratação de atores. A tendência que é a gestão de Belmar reduza ainda mais os investimentos em conteúdo no Globoplay.

 

Leia a despedida de Erick Brêtas

“Amigos, hoje anuncio o fim de uma jornada de 26 anos na Globo. Cumpri os objetivos que combinei com a empresa em 2019, quando reassumi o Globoplay, e aos 49 anos de idade tomei a decisão de seguir em frente para um novo ciclo pessoal e profissional.

Tive a sorte de trabalhar com algumas das equipes mais talentosas do Brasil nas áreas de produto, tecnologia e negócios. E de ter as parcerias dos melhores criadores de conteúdo na Globo e no mercado independente.

Hoje, o selo Original Globoplay é marcador de prestígio para uma série ou um doc. Só no ano passado, foram 36 dessas produções. Muitas reconhecidas pelo sucesso em audiência, valor de produção e/ou impacto cultural.

Também trabalhamos pela evolução dos canais de TV por assinatura, como nas transmissões em 4K do SporTV e do Multishow e na distribuição do Premiere por plataformas digitais.

Os portais G1, GE, Gshow, a home da Globo.com e o Cartola são líderes em seus segmentos e sinônimos de qualidade e credibilidade. E a Globo Filmes tem sido uma grande força neste novo renascimento do cinema brasileiro no pós-pandemia.

Aqui no X/Twitter abri um canal de diálogo saudável com fãs dos conteúdos da Globo e do Globoplay e estive sempre atento às opiniões de como podíamos melhorar nosso serviço. Dessa troca, nasceram projetos que fazem a alegria da ‘bolha noveleira’, como o Resgate, o Originalidade e o Fragmentos. Eles continuam, a propósito.

Obrigado à Globo, à família Marinho, aos colegas e equipes da empresa e aos parceiros do mercado por tudo o que fizemos juntos. Continuarei torcendo pelo sucesso de cada um e buscando contribuir para que o conteúdo brasileiro siga voando cada vez mais alto.

Eu continuarei por aqui, agora totalmente na pessoa física, conversando sobre os assuntos do Brasil, do mundo e da vida. Abração!”

 

Carreira na Globo

Erick Brêtas entrou na Globo como estagiário no “Bom Dia Brasil”, em 1997. Depois, ele trabalhou como produtor e editor de telejornais relevantes, como “Jornal Nacional” e o “Jornal da Globo”, e foi diretor regional no Rio de Janeiro. Ele ainda conquistou o posto de diretor-executivo, um dos cargos mais altos da hierarquia do Jornalismo na empresa.

Em 2013, Brêtas deixou o Jornalismo para assumir o recém-criado cargo de diretor de Mídias Digitais e, pouco depois, foi responsável pelo lançamento do Globoplay com conteúdos exclusivos da emissora.

Quatro anos depois, o diretor assumiu o cargo na área de Negócios na Califórnia, onde analisava empresas de tecnologia que poderiam ser fundamentais para a Globo, que expressava interesse em se tornar uma empresa de “media tech”. Em 2019, Brêtas voltou a comandar o Globoplay no Brasil.

Brêtas passou por uma nova troca de carreira em 2020, quando respondeu como diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos, incluindo a estrutura do Globosat. A segunda passagem pelo Globoplay ficou marcada pelo investimento em tecnologia e conteúdo, com a produção de novelas curtas, “Verdades Secretas 2” e “Todas as Flores”, além de séries aclamadas como “Os Outros”.