“Cidade de Deus” será exibido no Oriente Médio pela primeira vez

Clássico do cinema brasileiro chega a novos territórios em fevereiro, após duas décadas de seu lançamento original

Divulgação/O2 Filmes

O filme “Cidade de Deus”, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, terá sua estreia no Oriente Médio e no Norte da África em 22 de fevereiro, marcando a primeira vez que o aclamado longa brasileiro será exibido nessas regiões. A distribuidora parisiense The Festival Agency adquiriu os direitos de relançamento do filme em parceria com a Front Row Filmed Entertainment.

A Front Row Filmed Entertainment expressou seu compromisso em relançar clássicos e filmes cult, especialmente na Arábia Saudita, onde muitos desses filmes nunca foram exibidos nos cinemas. “O filme ocupa um lugar especial em nossos corações; foi nossa primeira aquisição”, compartilhou Gianluca Chakra, CEO da Front Row, destacando as dificuldades anteriores em lançar o filme devido a restrições de idioma e orçamento.

Expansão internacional após o Oriente Médio

Após a exibição no Oriente Médio e no Norte da África, “Cidade de Deus” continuará sua jornada internacional com relançamentos programados para 23 de fevereiro no Reino Unido e 15 de março na Irlanda.

O legado de “Cidade de Deus”

Desde seu lançamento em 2002, “Cidade de Deus” se mantém como uma das produções mais emblemáticas do cinema brasileiro. Baseado na obra de Paulo Lins, o filme retrata três décadas na vida da favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, destacando a violência tanto do tráfico quanto da polícia. Sua relevância perdura, figurando em listas das melhores produções em língua não inglesa, anos após sua estreia no Festival de Cannes e das suas quatro indicações ao Oscar.

A produção concorreu ao Oscar de 2004 nas categorias de Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Montovani), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (César Charlone).

O longa original projetou vários atores que hoje são famosos, como Leandro Firmino, Jonathan Haagensen, Douglas Silva, Alexandre Rodrigues e até Seu Jorge e Alice Braga em suas estreias no cinema.