Personal de famosos, influenciador fitness é alvo de operação sobre tráfico de drogas

O influenciador fitness Renato Cariani virou alvo de uma operação da Polícia Federal contra o tráfico de drogas e desvio de produto químico utilizado na produção de crack. Além dele, a PF […]

Instagram/Renato Cariani

O influenciador fitness Renato Cariani virou alvo de uma operação da Polícia Federal contra o tráfico de drogas e desvio de produto químico utilizado na produção de crack. Além dele, a PF também investiga a empresa química Anidrol, localizada em Diadema, na grande São Paulo.

Cariani foi apontado como suspeito nesta manhã da ação “Operação Hinsberg”, realizada em conjunto com a Receita Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO do MPSP) de SP. Ele é um dos sócios da empresa investigada pela PF.

Conforme o portal Metrópoles, os agentes cumpriram um mandado de busca na mansão do influencer e apreenderam uma alta quantia de dinheiro no local junto com outros produtos e insumos. Mais de 70 policiais cumprem mandados, sendo 16 em São Paulo, um em Minas Gerais e outro no Paraná.

As investigações revelam que o esquema abrangia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas, que vendiam produtos químicos em São Paulo através de “laranjas” para depósitos em espécie. Até o momento, foram identificadas 60 transações vinculadas à organização criminosa.

No total, o esquema envolveu 12 toneladas de produtos químicos, como fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila – o que corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo. Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e lavagem de dinheiro com penas que podem ultrapassar 35 anos de prisão.

 

Mais informações

As buscas tiveram início no ano passado, quando uma farmacêutica multinacional informou à PF que foi notificada pela Receita Federal sobre notas fiscais faturadas com pagamento em dinheiro não-declarado. Na época, a empresa alegou que não tinha vínculos com os fornecedores e desconhecia os depositantes.

A investigação identificou que o grupo criminoso emitiu e faturou notas em nome de três grandes empresas entre 2014 e 2021, sendo elas: AstraZeneca, LBS e Cloroquímica. A Polícia Federal solicitou a prisão dos envolvidos, o Ministério Público também foi favorável, mas a Justiça negou o pedido.

 

Quem é Renato Cariani?

Renato Cariani é um dos maiores influenciadores fitness do Brasil, que se apresenta nas redes sociais como coach e instrutor de condicionamento físico. Ele tem mais de 7,3 milhões de seguidores no Instagram e outros 6,3 milhões de seguidores no YouTube.

Além disso, Cariani vende cursos com aulas de nutrição, musculação, cozinha fácil, investimento do zero, mente sob controle e até oferece aulas de inglês ou ensina como criar um canal no YouTube.

Já nas redes sociais, ele tem fotos com nomes famosos, como o cantor MC Daniel, o apresentador Danilo Gentili, o youtuber Sérgio Sacani, entre outros.