Demissão de diretor após denúncia de assédio escancara bastidores da Record

A Record TV atravessa dias tumultuados, que lembram os problemas enfrentados pela Fox News na década passada – retratados no filme “Escândalo” (2019). Nesta quinta-feira (30/11), a emissora demitiu o jornalista Thiago […]

YouTube/Record News

A Record TV atravessa dias tumultuados, que lembram os problemas enfrentados pela Fox News na década passada – retratados no filme “Escândalo” (2019).

Nesta quinta-feira (30/11), a emissora demitiu o jornalista Thiago Feitosa, que estava na Record desde 2009, onde começou como editor-chefe, e era responsável pela direção da Record News desde 2020. A iniciativa foi tomada após o nome de Feitosa ser envolvido em uma denúncia de assédio, publicada pela Revista Piauí na última sexta-feira (24/11).

A assessoria de imprensa da Record confirmou o desligamento, sem revelar os motivos.

 

A denúncia

A denúncia original foi feita pela jornalista Rhiza Castro, subordinada de Feitosa na Record News, que em 2 de janeiro deste ano fez uma denúncia formal de assédio sexual para o departamento de RH do grupo Record. A rede não só manteve Feitosa no cargo como demitiu Castro dois dias após a queixa, sob o pretexto de “corte de custos”. Em outubro, ela resolveu trazer o caso à tona, em publicação nas redes sociais, dizendo ter sido importunada por quase um ano no emprego.

“Sofri assédio sexual do meu diretor por quase um ano. No final, eu sofri retaliações porque, obviamente, não cedi… Eu não aguentava mais e decidi fazer a denúncia no RH da empresa. Eu até sabia que isso [a demissão] poderia acontecer, mas eu realmente tinha esperança de que a empresa fosse séria e que zelasse pelo bem-estar dos colaboradores”, relatou a ex-apresentadora do Esporte Record News.

 

Processo judicial

Na época, ela anunciou que deu entrada em duas ações na Justiça: uma trabalhista contra a empresa e outra no âmbito criminal, contra Feitosa, tendo vários prints com mensagens do diretor como provas.

De acordo com reportagem de João Batista Jr. na Piauí, a Record já foi condenada em primeira instância pela Justiça Trabalhista a indenizar Rhiza por assédio moral e sexual. No âmbito criminal, Feitosa fez um acordo com o Ministério Público no qual pagou multa de R$ 26 mil e sustou o caso, evitando assim um eventual processo judicial.

Entretanto, com a repercussão da denúncia da Piauí, ele teve seu desfecho na empresa nesta quinta.

Para complicar, o ex-diretor é casado com uma funcionária da Record, a também jornalista Fabiana Oliveira, que até ano passado apresentava o programa “A Fazenda News”, na Record News. Atualmente afastada em licença-maternidade, ela vinha atuando como repórter especial no “Fala Brasil” e no “Domingo Espetacular”.

Há ainda um outro agravante: não se trata de caso isolado. Thiago Feitosa foi o segundo funcionário do alto escalão da Record afastado nesta semana.

 

Outros casos de assédio na Record

Na segunda (27/11), a emissora também afastou o diretor de RH, Márcio Santos. Não por ignorar a denúncia de Rhiza Castro, mas por também ser acusado de assediar um produtor. Era ele quem recebia as vítimas de assédio na emissora e, além da denúncia do produtor, também está sendo acusado de abafar as denúncias recebidas, sem tomar providências.

Antes disso, em maio de 2019, um grupo de 12 mulheres procurou a polícia para denunciar ou testemunhar atos de assédio sexual contra o repórter especial Gerson de Souza, do “Domingo Espetacular”. As vítimas e as testemunhas disseram que Gerson de Souza fazia piadas de duplo sentido, dirigia palavras obscenas às colegas, apalpava seus corpos e até chegou a roubar um beijo de uma jornalista casada.

Ele negou todas as acusações e alegou ser vítima de vingança por ter criticado uma das mulheres. Apoiando sua versão, a emissora manteve o profissional até onde deu. Só que Souza virou réu na Justiça de São Paulo, situação que não pôde mais ser abafada. Em novembro de 2020, um ano e cinco meses depois das acusações, ele perdeu o emprego. Durou mais na empresa que Feitosa.

Souza foi condenado em abril passado por assediar sexualmente quatro mulheres. A Justiça determinou dois anos e meio de reclusão pelo crime de importunação sexual, mas a pena foi convertida para prestação de serviços comunitários e multa de dez salários mínimos – equivalente a R$ 13,2 mil.