Beatles voltam ao topo das paradas britânicas após 54 anos

Os Beatles alcançaram um feito histórico nesta sexta-feira (10/11), quando o single “Now And Then” atingiu o 1º lugar na parada de sucesso do Reino Unido, marcando o maior hit do grupo […]

YouTube/The Beatles

Os Beatles alcançaram um feito histórico nesta sexta-feira (10/11), quando o single “Now And Then” atingiu o 1º lugar na parada de sucesso do Reino Unido, marcando o maior hit do grupo desde “The Ballad of John and Yoko” em 1969.

“Now And Then” se tornou a 18ª canção do quarteto a ocupar o topo da lista das músicas mais tocadas e vendidas do Reino Unido, e estabeleceu três recordes. Para começar, os Beatles consolidaram sua posição com artistas britânicos com maior quantidade de sucessos no topo da parada em todos os tempos – só são superados pelos 21 hits do americano Elvis Presley. Além disso, os 54 anos de distância entre o último e o novo hit marcam o maior intervalo de tempo já registrado de duas lideranças da parada por um mesmo artista. Finalizando, a banda também estabeleceu a maior distância registrada para um mesmo artista entre seu primeiro número 1 (“From Me To You” em 1963) e o último: 60 anos.

 

Uma longa jornada

A música foi composta originalmente ao piano por John Lennon em 1978 e gravada numa fita demo, que Yoko Ono presenteou a Paul McCartney em 1994. Na época, a faixa chegou a ganhar os instrumentos de Paul, George Harrison e Ringo Starr em estúdio, mas eles não conseguiram fazer com que a voz de John emergisse sob o som do piano da gravação original. Da sessão do trio remanescente com gravações de John, eles conseguiram lançar apenas “Free as a Bird” e “Real Love”, em 1995 e 1996, respectivamente.

A situação só mudou no ano passado, quando tecnologia digital recém desenvolvida (pelo cineasta Peter Jackson para a minissérie “The Beatles: Get Back”) permitiu destacar a voz abafada de John, o que animou Paul e Ringo a finalizarem a gravação. A tecnologia permitiu juntar pela última vez os quatro Beatles, incluindo George, falecido em 2001.

 

Beatlemania revive

Em sua postagem da parada de sucesso nas redes sociais, a Official Charts Company refletiu sobre o sucesso surpreendente da música, declarando que “a Beatlemania voltou”. Paul McCartney repostou a mensagem, emocionado com o sucesso da faixa.

A gravação também arrancou elogios rasgados da crítica britânica. Jornalistas conceituados como Alexis Petridis do The Guardian e Mark Beaumont do The Independent chamaram “Now And Then” de evento musical e um dos momentos mais emocionantes da história da música pop.

A canção foi lançada em 2 de novembro num “single duplo”, junto de uma remixagem de “Love Me Do” (1962), a primeira música oficial do grupo, marcando uma jornada circular para os Beatles.