SBT é condenado à indenizar coreógrafa por comentário de Sílvio Santos

O SBT foi condenado a pagar uma indenização de R$ 40 mil a uma ex-coreógrafa da casa, que se sentiu ofendida por um comentário feito por Silvio Santos durante um programa ao […]

Divulgação/SBT

O SBT foi condenado a pagar uma indenização de R$ 40 mil a uma ex-coreógrafa da casa, que se sentiu ofendida por um comentário feito por Silvio Santos durante um programa ao vivo. Na ocasião, o apresentador fez uma comparação entre a mulher e uma nova contratada, afirmando: “Essa coreógrafa é muito melhor que a outra que foi embora”. Segundo a ex-funcionária, a declaração carregava conotação machista e sexual.

 

Repercussões do episódio

A ex-coreógrafa relata que, devido à fala de Silvio Santos, enfrentou reações negativas de colegas, familiares e amigos, sendo colocada em situações vexatórias e humilhantes. O cenário foi agravado pelo fato de que o conteúdo com a declaração permaneceu disponível na página da emissora no YouTube.

Na tentativa de defesa, o SBT alegou que os comentários de Silvio Santos eram vagos e não mencionavam diretamente o nome da coreógrafa, argumentando que isso não justificava a indenização por danos morais.

 

Decisão judicial

No entanto, o Tribunal Superior do Trabalho discordou da emissora, considerando que o apresentador corroborou com a objetificação do corpo feminino e reforçou estereótipos de gênero ao avaliar a mulher por sua “beleza e juventude”. A decisão judicial enfatiza: “Ao traçar um comparativo de ordem física entre a reclamante e a nova coreógrafa contratada, o apresentador de TV indubitavelmente reduziu, em rede nacional, mais de uma década de serviços prestados à emissora a atributos de ordem física”.