Rafael Grampá faz história como primeiro brasileiro a roteirizar Batman

Rafael Grampá, conhecido artista de quadrinhos, acaba de alcançar um marco inédito, ao se tornar o primeiro brasileiro a assinar como roteirista uma série do Batman para a DC Comics. Intitulada “Batman: […]

Instagram/Rafael Grampá

Rafael Grampá, conhecido artista de quadrinhos, acaba de alcançar um marco inédito, ao se tornar o primeiro brasileiro a assinar como roteirista uma série do Batman para a DC Comics. Intitulada “Batman: A Gárgula de Gotham”, a obra recém-lançada estreou no topo de vendas nos Estados Unidos, Brasil e diversos países europeus com seu primeiro volume.

Trajetória de Grampá

Conhecido por sua abordagem única, Grampá iniciou sua carreira como diretor de arte da RBS, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, antes de conquistar o mundo dos quadrinhos. Ele ganhou destaque internacional em 2008 com sua criação original “Mesmo Delivery” e acabou contratado pela DC, onde se tornou artista de obras como “Batman: Black & White” e “The Dark Knight Returns: The Golden Child”, onde colaborou com a lenda dos quadrinhos Frank Miller.

O quadrinista também tem uma parceria de destaque com o ator Keanu Reeves, com quem criou os quadrinhos de “BRZRKR”.

A Gárgula de Gotham

Ele se diz influenciado por Frank Miller, com quem trabalhou pela primeira vez há cinco anos, e agora o ídolo colabora com o fã, ilustrando capas alternativas para o lançamento de Grampá.

Escrita e desenhada por Grampá, a minissérie “Batman: A Gárgula de Gotham” apresenta um Bruce Wayne jovem e repleto de conflitos internos, que decide abandonar sua vida pessoal para que o Batman possa cumprir sua vingança. “Bruce se tornou Batman ao jurar vingança pelos parentes mortos e, quando essa crença se tornou um presságio, reconheci ali uma história não contada”, disse Grampá. A relação entre Batman e seu mordomo Alfred também é revisitada, com Alfred assumindo um papel mais tecnológico na proteção de seu pupilo.

Além disso, nas artes, alguns quadrinhos evocam a cidade de São Paulo, cumprindo papel de cenário para Gotham City.

A obra é publicada pelo selo Black Label da DC Comics, voltado para um público mais maduro e sem relação com a cronologia oficial dos quadrinhos de super-heróis da editora.

Veja abaixo os trailers do lançamento, que trazem até uma “história de origem” do próprio Grampá.