Faustão já respira sem aparelhos após transplante de coração

O apresentador Fausto Silva foi extubado e já respira sem a ajuda de aparelhos após ser submetido a um transplante de coração no último domingo. A atualização de seu estado de saúde […]

Instagram/João Guilherme Silva

O apresentador Fausto Silva foi extubado e já respira sem a ajuda de aparelhos após ser submetido a um transplante de coração no último domingo. A atualização de seu estado de saúde foi divulgada no Hospital Israelita Albert Einstein nesta terça-feira (29).

“Após transplante de coração realizado no último domingo (27/8), no Hospital Israelita Albert Einstein, Fausto Silva foi extubado hoje pela manhã e respira sem auxílio de aparelhos. O paciente está consciente, conversa normalmente e apresenta boa função do coração. Permanece na Unidade de Terapia Intensiva”, explica o texto assinado pelos médicos.

O novo boletim médico vem um dia após a informação de que revelava que o apresentador ainda estava sob sedação e respirando com o auxílio de ventilação mecânica, marcando uma progressão positiva na saúde do apresentador de 73 anos.

 

Bastidores do transplante

Faustão ocupava o 2º lugar na fila para transplante de coração, de acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. Entretanto, a equipe médica do paciente que ocupava o 1º lugar recusou o órgão, o que possibilitou a realização do transplante em Faustão.

Diante da controvérsia relacionada à rapidez com que o apresentador conseguiu o transplante, sua esposa, Luciana Cardoso, foi às redes sociais para abordar o procedimento esclarecer dúvidas. Ela destacou que Faustão foi incluído na lista de transplantes em 8 de agosto de 2023, mas a necessidade do procedimento só foi tornada pública em 20 de agosto, após uma piora no estado de saúde do comunicador. Portanto, não teria sido uma espera de apenas uma semana.

O Ministério da Saúde também esclareceu que ele foi priorizado em razão da gravidade de seu estado.

O transplante foi efetuado no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 27 de agosto e o apresentador permanece na Unidade de Terapia Intensiva para monitoramento.