Cissa Guimarães comemora prisão de responsáveis pela morte de seu filho

Cissa Guimarães comemorou nesta segunda (28/8) a decisão da Justiça do Rio de Janeiro, que determinou o retorno à prisão de Rafael de Souza Bussamra e Roberto Bussamra. Pai e filho são […]

Instagram/Cissa Guimarães

Cissa Guimarães comemorou nesta segunda (28/8) a decisão da Justiça do Rio de Janeiro, que determinou o retorno à prisão de Rafael de Souza Bussamra e Roberto Bussamra. Pai e filho são apontados como responsáveis pela morte de Rafael Mascarenhas, filho da atriz, em 2010. “Treze anos! Treze anos! E depois de um fim de semana de muita dor, vem um acalento e a esperança de justiça, finalmente”, desabafou a atriz numa publicação no Instagram.

O que aconteceu

O filho de Cissa Guimarães e do músico Raul Mascarenhas morreu em 20 de julho de 2010, aos 18 anos. Ele andava de skate com amigos no Túnel Acústico, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, quando foi atropelado por Rafael Bussamra. Este fugiu do local sem prestar socorro. Roberto Bussamra, seu pai, tentou subornar policiais para livrar o filho da culpa.

Após um julgamento inicial em 2015, Rafael Bussamra foi condenado a sete anos de prisão em regime fechado e mais cinco anos e nove meses em regime semiaberto. No ano seguinte, conseguiu diminuir a sentença para três anos e seis meses em regime semiaberto e foi liberado para prestar serviços comunitários. Roberto Bussamra, seu pai, havia sido condenado a oito anos em regime fechado e nove meses em semiaberto e também obteve permissão para atividades comunitárias.

O novo rumo do caso

Na quarta (23/8), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu o recurso do Ministério Público e decidiu que a pena não deveria ser convertida em serviços comunitários, como havia ocorrido anteriormente. “O STJ acolheu recurso do MP e concluiu não caber a conversão da pena, que terá de ser cumprida inicialmente em regime semiaberto”, informou nota do tribunal.

Entretanto, a demora no trâmite do processo resultou na prescrição de outros delitos cometidos por pai e filho, incluindo normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro.