Amazon volta atrás e cancela “Periféricos” após renovação

A série de ficção científica “Periféricos” (The Peripheral), que havia sido renovada para uma 2ª temporada pela Prime Video, teve sua renovação rescindida. A série era estrelada por Chloë Grace Moretz (“Suspiria”) […]

Divulgação/Amazon Prime Video

A série de ficção científica “Periféricos” (The Peripheral), que havia sido renovada para uma 2ª temporada pela Prime Video, teve sua renovação rescindida. A série era estrelada por Chloë Grace Moretz (“Suspiria”) e Jack Reynor (“Midsommar”).

Fontes ouvidas pelos sites Deadline e Variety apontam que a opção pelo cancelamento foi motivada pelas greves de escritores e atores de Hollywood.

 

Impacto das greves

A plataforma da Amazon havia anunciado a encomenda da 2ª temporada em fevereiro, cerca de dois meses após a primeira (e agora única) temporada ter terminado. A equipe tinha começado a pré-produção no início de maio, mas os trabalhos foram abandonados em seguida, quando os escritores entraram em greve.

A atração era baseada no best-seller homônimo de William Gibson, criador do movimento literário cyberpunk, com adaptação de Scott B. Smith, escritor dos livros que viraram o suspense “Um Plano Simples” (1998) e o terror “As Ruínas” (2008). Já a produção era de Jonathan Nolan e Lisa Joy (os criadores de “Westworld”) em seu primeiro projeto após fecharem contrato com a Amazon para desenvolver novas atrações exclusivas.

Sua produção, porém, era muito cara. A 1ª temporada custou cerca de US$ 175 milhões e rendeu apenas oito episódios. Em comparação, o drama futurista da HBO “Westworld”, de Joy e Nolan, custava cerca de US$ 140 milhões pelo mesmo número de episódios.

Por conta dos custos, a renovação agora rescindida tinha sido para uma exibição mais curta, de apenas seis episódios, após a série despertar apenas um engajamento morno do público. Além disso, o excesso de efeitos visuais e a falta de data para o começo das gravações gerou incertezas sobre o cronograma. Os episódios só ficariam prontos em 2025, o que pesou na decisão do cancelamento.

“Periféricos” é a primeira série a sofrer cancelamento devido às greves dos roteiristas e dos atores dos EUA.

 

Trama sem final

A trama acompanhava uma família pobre nos EUA rural, que tem a vida sacudida com a chegada de um novo simulador beta de realidade virtual para ser testado pelos irmãos. A protagonista Flynne Fisher (Moretz) é uma jovem inteligente, ambiciosa, mas condenada, porque não tem futuro naquele lugar. Até que o futuro chega para ela, na forma de uma nova tecnologia de games trazida por seu irmão Burton, vivido por Jack Reynor (“Midsommar”).

A princípio impressionada com o realismo das imagens do aparelho, a protagonista logo muda de ideia sobre o teste ao perceber que pode ser ferida de verdade no “game” realista, ao usar o aparelho perigoso. Na verdade, o que os irmãos pensam ser uma simulação do ciberespaço revela-se uma conexão real com o futuro, possibilitada por uma tecnologia de outra época. Só que sua presença por lá incomoda pessoas poderosas, que contratam assassinos para matá-los no presente.

A resolução desse conflito fica agora sem final, frustrando os espectadores que investiram seu precioso tempo para acompanhar os episódios disponibilizados.

Veja o trailer nacional da atração.