TSE utiliza rap em campanha de valorização da Democracia brasileira

A partir de segunda-feira (10/7), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançará uma campanha publicitária inovadora na televisão e no rádio. Batizada de “Valorização da Democracia”, a campanha, que ficará no ar por […]

Divulgação/TSE

A partir de segunda-feira (10/7), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançará uma campanha publicitária inovadora na televisão e no rádio. Batizada de “Valorização da Democracia”, a campanha, que ficará no ar por dois meses, tem como objetivo passar uma mensagem firme contra golpismo. A surpresa? A mensagem é veiculada através de um rap.

O vídeo de 30 segundos apresenta uma batalha de rap, onde a democracia é representada por uma mulher. Ela compete contra um rival em uma festa animada com DJ e pessoas de todas as idades. Vestida com uma camisa branca onde se lê “Democracia”, ela canta com convicção: “Soberania e força popular: tem que respeitar! Liberdade de expressão não é licença para espalhar mentira, ódio, golpe e desavença. Democracia é conquistada, não é sorte. Pode recuar que a consciência aqui é forte!”

O slogan da campanha, “Na hora da verdade, a democracia fala mais alto”, ressoa ao fim do vídeo, reforçando o propósito da iniciativa.

 
O contexto da campanha

A campanha vem à tona dez dias após o TSE condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a oito anos de inelegibilidade. Com um placar de 5 a 2, a Corte entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político ao atacar, sem provas, o sistema eleitoral em uma reunião no ano passado com embaixadores no Palácio da Alvorada, enquanto tentava se reeleger. O julgamento fez de Bolsonaro o primeiro ex-presidente na história a perder os direitos políticos em um processo no TSE.

Além disso, a campanha marca seis meses da invasão aos prédios dos Três Poderes em Brasília, reforçando a necessidade de fortalecer a defesa da democracia.

 
A mensagem do TSE

Giselly Siqueira, secretária de Comunicação e Multimídia do TSE, enfatiza que a campanha visa ressaltar que o ambiente democrático não abre espaço para violações aos direitos, ataques e discursos odiosos. Segundo ela, “A mensagem da música é clara: ‘Liberdade de expressão não é licença para espalhar mentira, ódio, golpe ou desavença’. Devemos sempre rejeitar qualquer tipo de violência, respeitar as diferenças e sempre estar atentos para enfrentar qualquer tipo de desinformação”.

A campanha do TSE, portanto, não ressalta somente a importância da Democracia, mas condena o uso de fake news para propagar golpismo no país.