George Tickner, guitarrista do Journey, morre aos 76 anos

O guitarrista George Tickner, co-fundador da banda Journey, faleceu nesta quinta (6/7) aos 76 anos. O falecimento foi anunciada pelo também co-fundador e guitarrista principal da banda, Neal Schon, através do Facebook. […]

Divulgação/Columbia

O guitarrista George Tickner, co-fundador da banda Journey, faleceu nesta quinta (6/7) aos 76 anos. O falecimento foi anunciada pelo também co-fundador e guitarrista principal da banda, Neal Schon, através do Facebook.

“Journey Junkies, tenho uma notícia muito triste. George Tickner, guitarrista rítmico original da Journey e colaborador de composições nos três primeiros álbuns, faleceu. Ele tinha 76 anos”, escreveu Schon. Em um tributo emocionado, Schon acrescentou: “George … obrigado pela música. Prestaremos homenagem a você nesta página indefinidamente. Nossos pêsames à sua família e amigos, e a todos os membros da banda, passado e presente. Tão devastador… Acho que precisamos de um abraço coletivo”.

Carreira com a Journey e após a saída da banda

Nascido em Nova York em 8 de setembro de 1946, Tickner era ex-integrante da banda de rock Frumious Bandersnatch, de San Francisco, junto com o baixista Ross Valory. Em 1973, os dois fundaram a Journey com Schon e o baterista Prairie Prince. O primeiro show da banda ocorreu no Ano Novo no Winterland Ballroom de San Francisco, diante de 10 mil pessoas.

Journey lançou seu álbum de estreia em abril de 1975, alcançando a posição de número 138 nas paradas. No entanto, devido à intensa agenda de turnês da banda, Tickner optou por deixar a banda após o lançamento do disco para seguir uma carreira na medicina. Ele cursou a Stanford Medical School com uma bolsa de estudos integral.

Apesar de sua saída, o guitarrista continuou em contato com a banda e fundou mais tarde um estúdio de gravação chamado The Hive com Valory, onde gravaram música com membros passados e presentes da Journey, incluindo Schon, o único membro original ainda na banda. Tickner, Valory e o tecladista Stevie “Keys” Roseman também criaram a banda VTR e lançaram seu único álbum, “Cinema”, em 2005.

Embora Tickner tenha tocado oficialmente apenas no primeiro álbum – “Journey” de 1975 – , ele ainda compôs canções que pareceram nos dois subsequentes da banda, “Look Into The Future” (1976) e “Next” (1977).

Entretanto, o grande sucesso da banda só veio depois, a partir do chegada do cantor Steve Perry no álbum “Infinity” (1978), que incluía os hits “Wheel In The Sky” e “Lights”. A banda é mais lembrada por esta fase, especialmente durante a época de “Escape” (1981), que rendeu seus maiores sucessos, “Open Arms” e “Don’t Stop Believin'”.

Em 2005, Tickner voltou a se reunir com a Journey quando a banda recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.