Bard: Google lança novo concorrente do ChatGPT no Brasil

O Bard, ferramenta de inteligência artificial do Google, foi lançado na quinta-feira (13/7) no Brasil, três meses depois de chegar nos Estados Unidos e no Reino Unido. O serviço gratuito surgiu como […]

Divulgação/Google

O Bard, ferramenta de inteligência artificial do Google, foi lançado na quinta-feira (13/7) no Brasil, três meses depois de chegar nos Estados Unidos e no Reino Unido. O serviço gratuito surgiu como um concorrente direto do ChatGPT, criado pela OpenAI com financiamento da Microsoft.

A expansão robô está disponível em mais de 40 idiomas, incluindo português, e permite a inclusão de imagens em suas respostas. A ferramenta também possibilita a troca de tom e estilo para obter conversas mais curtas ou profissionais.

Para acessá-la, basta entrar no site bard.google.com e solicitar uma tarefa, como escrita de textos, roteiros turísticos, códigos de programação, dicas de como realizar uma atividade, ideias para almoço, entre outros.

O Google também anunciou o lançamento de novos recursos oferecidos pelo Bard: o compartilhamento de respostas por meio de links, respostas reproduzidas em voz alta e a exportação de código-fonte para o site Replit.

 
Detalhes diferenciáveis

O Bard deve integrar outros recursos já funcionais de seu desenvolvedor, como as ferramentas Gmail, Google Docs e Google Planilhas.

Além disso, o serviço pode ser usado em conjunto com o Google Mapas para descrever pontos turísticos, bem como descrever ou criar texto (em inglês) relacionado a foto usando a tecnologia do Google Lens.

A novidade não para por aí: O serviço ainda conta com parcerias de empresas como Adobe e Spotify, que permitem a construção de elementos visuais ou respostas sonoras.

 
Novo queridinho

Anunciado em fevereiro deste ano, o Bard é uma inteligência artificial que tenta “copiar” humanos ao escrever mensagens. A ferramenta é baseada na IA LaMDA (“Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo”) e treinada a partir de informações da internet.

Apesar da novidade, o serviço ainda é tratado como um experimento do Google e deve evoluir à medida que suas respostas são avaliadas por usuários. A empresa garantiu que vai guiar o desenvolvimento do Bard para evitar criar ou reforçar preconceitos ou outros danos para a sociedade.

Vale destacar que, até o momento, o ChatGPT ainda enfrenta dificuldades de transparência em relação às fontes utilizadas. As respostas oferecidas pelo serviço podem não ser tão confiáveis quanto se espera.

“À medida que levamos o Bard para mais regiões e idiomas ao longo do tempo, continuaremos usando nossos Princípios de IA como um guia, incorporando os feedbacks dos usuários e tomando medidas para proteger a privacidade e os dados das pessoas”, afirmou Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia para Busca do Google.