Tetraplégico que inspirou filme “Intocáveis” morre aos 72 anos

O aristocrata e empresário tetraplégico Philippe Pozzo di Borgo faleceu na última quinta-feira (1/6), aos 72 anos, na cidade de Marraquexe, em Marrocos. Pozzo di Borgo deixou um legado inspirador no mundo […]

Divulgação/Gaumont

O aristocrata e empresário tetraplégico Philippe Pozzo di Borgo faleceu na última quinta-feira (1/6), aos 72 anos, na cidade de Marraquexe, em Marrocos. Pozzo di Borgo deixou um legado inspirador no mundo a partir da sua história de superação, que inspirou o famoso filme “Intocáveis” (2011), da dupla de cineastas franceses Olivier Nakache e Éric Toledano.

A informação foi confirmada a agência de notícias Agence France-Presse (AFP), nesta sexta-feira (2/6), pelo próprio Toledano. “É um choque e sobretudo uma tristeza imensa porque a nossa relação era incrivelmente duradoura”, lamentou o diretor.

Nascido em 1951 na Córsega, uma ilha francesa, Pozzo di Borgo teve sua vida drasticamente transformada aos 42 anos, quando sofreu um acidente de parapente e ficou tetraplégico. Após a trágica perda de sua esposa, ele se viu na necessidade de contratar uma assistência para auxiliá-lo com as atividades cotidianas.

A partir de uma amizade inesperada com Abdel Yasmin Sellou, um assistente de nacionalidade argelina, sua vida tomou novos rumos. Graças a essa relação, Pozzo di Borgo venceu a depressão que o assombrava há tanto tempo. A história de superação e parceria entre os dois foi compartilhada pelo francês em sua biografia, intitulada “Le Second Souffle” (O segundo fôlego, em tradução literal), publicada em 2001.

Dez anos depois, a história foi adaptada aos cinemas por Nakache e Toledano. Estrelado por François Cluzet e Omar Sy, o longa se tornou um sucesso mundial, arrecadando US$ 426 milhões em bilheterias de todo o mundo – a maior bilheteria do cinema francês em todos os tempos, superando o romance “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001).

O sucesso foi tanto que o filme ganhou várias adaptações internacionais. A versão argentina chamou-se “Inseparáveis” (2016) e foi estrelada por Rodrigo de la Serna (“La casa de papel”) e Oscar Martínez (“Concorrência Oficial”), enquanto nos EUA o remake “Amigos para Sempre” (2017) contou com Bryan Cranston (“Breaking Bad”) e Kevin Hart (“Jumanji: Próxima Fase”) nos papéis principais.

Com a perda, os diretores do longa prestaram homenagem a Pozzo di Borgo através de uma mensagem publicada no Facebook. “Ao permitir que adaptássemos sua história, ele mudou a vida de muitas pessoas vulneráveis. Permanecerá em nossa memória como um símbolo de coragem e inspiração”, afirmaram. Eles também elogiaram o empresário como alguém “corajoso”, “humilde”, “digno” e “batalhador”.

No Brasil, “Intocáveis” está disponível nas plataformas Telecine e MUBI. Veja o trailer do longa abaixo.