“Invasão Secreta” é detonada por abertura criada por Inteligência Artificial

“Invasão Secreta”, nova série da Marvel, estreou seu primeiro episódio no Disney+ nesta quarta-feira (21/6) e já rendeu reações negativas do público por um motivo inesperado. Nas redes sociais, os espectadores se […]

Divulgação/Marvel

“Invasão Secreta”, nova série da Marvel, estreou seu primeiro episódio no Disney+ nesta quarta-feira (21/6) e já rendeu reações negativas do público por um motivo inesperado. Nas redes sociais, os espectadores se declararam desapontados com o estúdio por conta da abertura da série, criada com a ajuda de uma inteligência artificial.

Na sequência inicial de créditos, são mostrados os rostos dos alienígenas Skrull se misturando com humanos e tomando conta de várias paisagens esverdeadas. Durante entrevista ao site Polygon, o produtor da série Ali Selim confirmou o uso da tecnologia para gerar as imagens. “Quando pensamos em usar a inteligência artificial, foi para realçar o clima de paranoia, a coisa da identidade Skrull”, declarou.

Estrelada por Samuel L. Jackson de volta ao papel de Nick Fury, a série retrata a silenciosa invasão de uma facção maligna dos alienígenas no planeta Terra. Os Skrull planejam se infiltrar nos governos usando sua capacidade metamórfica para assumir a aparência humana e dominarem o planeta.

Ao descrever o processo, o produtor explicou que as coordenadas foram dadas ao programa de inteligência artificial no computador. Conforme as cenas eram criadas, a equipe foi fazendo alterações e adicionando palavras até que chegasse ao resultado final da abertura vista na série.

 
Uso de inteligência artificial é tema de greve em Hollywood

Apesar de alguns espectadores compreenderem o conceito que a produção queria retratar, uma parcela considerável achou a justificativa furada e criticou fortemente a Marvel por dispensar a contratação de designers e animadores profissionais para a criação das artes da abertura. “Eu quero que alguém me explique, com todas as letras, como diabos o uso de IA na abertura de ‘Invasão Secreta’ se relaciona com o conceito da porr* dos Skrulls”, escreveu um usuário no Twitter.

As críticas ainda relacionaram a atitude à atual greve dos roteiristas em Hollywood, que critica a substituição de profissionais por tecnologias IA no processo de escrita.

“Hollywood está em greve, o tema central é a utilização de IA nas produções de filmes e séries. No meio da greve, a Marvel lança ‘Invasão Secreta’ que tem toda a sua abertura feita por IA”, apontou Alexandre Freitas, ex-deputado estadual do Rio de Janeiro, na rede social.

“A abertura de ‘Invasão Secreta’ foi feita por inteligência artificial e eu achei incrível terem coragem de seguir com algo que ficou tão ruim”, escreveu outro usuário. “Achando foda a abertura de invasão secreta até saber que é IA kkkk feia horrorosa”, disse mais um.

Já em relação à trama, a série teve uma recepção menos entusiasmada da crítica e do público que costumam exaltar tudo o que a Marvel faz. Embora aborde temas intrigantes, a produção tem um ritmo diferente dos outros lançamentos do estúdio – mais lento que o comum. No site agregador de opiniões Rotten Tomatoes, a série alcançou 66% de aprovação dos críticos, em paralelo a 84% do público.

Ao longo de 6 episódios, a produção dá continuidade ao gancho de “Capitã Marvel” (2019), que apresentou os skrulls – alienígenas que podem mudar de forma, assumindo a aparência de qualquer pessoa. Baseado nos quadrinhos homônimos publicados em 2008, a história mostra uma facção maligna dos alienígenas que planeja se infiltrar nos governos da Terra, usando sua capacidade metamorfas para dominar o planeta sem que ninguém saiba.

Diante da ameaça, Nick Fury (Samuel L. Jakcson) retorna do exílio para impedir que isso aconteça. O personagem conta com a ajuda do skrull Talos (Ben Mendelsohn), Maria Hill (Cobie Smulders) e James “Rhodey” Rhodes (Don Cheadle), também conhecido como Máquina de Combate. A produção ainda marca a estreia das atrizes Olivia Colman (“A Filha Perdida”) e Emilia Clarke (“Game of Thrones”) no Universo Compartilhado Marvel (MCU). Colman interpreta a agente do serviço secreto britânico Sonya Falsworth, que tem uma história de longa data com Fury, enquanto Clarke dá vida a G’iah, filha de Talos.

A atração foi escrita por Kyle Bradstreet (“Mr. Robot”) e tem direção de Thomas Bezucha, que fez sucesso durante a pandemia com o thriller “Deixe-o Partir” (estrelado por Kevin Costner).

Após o lançamento do primeiro episódio nesta quarta (21/6), os novos capítulos de “Invasão Secreta” serão lançados semanalmente na Disney+, sempre às quartas-feiras.