Globo cede à pressão do público e exibe beijo gay em “Vai na Fé”

Depois de muita pressão do público e reclamações nas redes sociais, a Globo exibiu no sábado (17/6) o primeiro beijo gay entre Yuri (Jean Paulo Campos) e Vini (Guthierry Sotero) na novela […]

Divulgação/Globo

Depois de muita pressão do público e reclamações nas redes sociais, a Globo exibiu no sábado (17/6) o primeiro beijo gay entre Yuri (Jean Paulo Campos) e Vini (Guthierry Sotero) na novela “Vai na Fé”.

O folhetim de Rosane Svartman vinha sofrendo cortes da direção antes de ir para o ar, principalmente em cenas que envolviam casais LGBTQIAPN+. Na cena liberada, Yuri, um estudante de direito, questiona Vini sobre o status do relacionamento deles, antes de selar a paz com o beijo. “Olha, eu sei que amanhã vai ser tudo diferente, mas, hoje você ainda é meu namorado?”, indagou ele. “Claro, claro”, respondeu Vini.

 
Repercussão e críticas nas redes sociais

O público celebrou o beijo em publicações no Twitter. “Essa cena do beijo de Vini e Yuri é uma pequena vitória. Agora e só torcer sair uma cena de beijo Clarena (entre Clara e Helena)”, escreveu um internauta após a exibição do episódio.

Apesar da comemoração, houve também quem criticasse a emissora, sugerindo que o beijo teria sido exibido para acalmar as acusações de homofobia. “O beijo de Yuri e Vini depois de 457 cortes. E certamente Amauri Soares [diretor da Globo] só liberou porque o personagem vai sair da trama”, reagiu um usuário do Twitter. Outro apontou que foi “só um selinho”, enquanto os casais hetero da novel tem “beijão de língua e paegação”.

A novela sofreu quatro cortes anteriores em momentos de afetos LGBTQIAPN+. Um beijo de Yuri e Vini já tinha sido cortado, além de três de Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman).