Instagram/Gkay

Gkay é detonada por prometer 50% de convidados negros na “Farofa”

Géssica Kayane voltou para a boca do povo nesta quarta-feira (7/6) após anunciar novidades da próxima “Farofa da Gkay”. Segundo a influencer, o evento badalado terá 50% de convidados negros até 2026.

O anúncio de Gkay também apresentou Antonio Isuperio como novo curador de diversidade da festança, além de marcar uma transmissão ao vivo para esta quinta-feira (8/6), às 20h, mas a publicação foi removida das redes sociais.

Acontece que a postagem repercutiu negativamente entre os internautas, que consideraram a decisão de Gkay artificial. “Ela colocou isso como meta, como se fosse uma empresa tentando zerar a emissão de carbono até x data”, pontuou um usuário do Twitter. Ela tem três anos para fazer amigos pretos?”, questionou outro, apontando a falta de influencers negros nas festas anteriores.

“Gkay meteu cota racial na lista de convidados de uma festa de aniversário. Ainda que a intenção seja boa, é preciso dizer: é impossível ter amizade com pessoas pretas, transexuais… a ponto de precisar tornar isso uma obrigação?”, apontou mais um.

Houve também quem reclamasse que a “política de cotas” de Gkay não é realmente a favor da diversidade. “Que preguiça quando falam ‘diversidade’ e só conseguem pensar “negros”, o Brasil é tão extenso, essa palavra não deveria ser usada apenas pra um grupo, mas sim levando ela em sua totalidade. E isso é pra tudo que acontece sobre diversidade no Brasil”, analisou mais um.

“Seria muito legal se colocasse uma boa parcela de influencers trans/travestis também, e nem é meme”, sugeriu outro perfil.

Apesar das críticas, houve influenciadores favoráveis à iniciativa social. “O que ela está fazendo é se comprometendo em aumentar o numero de influencers negros no evento. Assim como varias empresas tem feito também. A Farofa não é uma simples festa e colocar pelo menos 50% de influencers negros nesse evento me parece como um passo importante”, analisou a drag queen Pietra Parker.

“É isso mesmo, Pietra. Não sei porque tem tanta gente falando mal. Eu tô bem feliz. É um passo muito importante”, acrescentou a criadora de conteúdo Nivea Voltran.

Antonio Isuperio, por sua vez, enfrentou as criticas para defender o anúncio feito por Gkay: “O nosso compromisso é com a transformação, gente.”