Cineasta Sally Potter divulga clipe de seu disco de estreia

A cineasta britânica Sally Potter decidiu apostar numa carreira musical com o lançamento do seu primeiro álbum, intitulado “Pink Bikini”. Conhecida por dirigir filmes como “Orlando, a Mulher Imortal” (1992), “Porque Choram […]

Instagram/Sally Potter

A cineasta britânica Sally Potter decidiu apostar numa carreira musical com o lançamento do seu primeiro álbum, intitulado “Pink Bikini”. Conhecida por dirigir filmes como “Orlando, a Mulher Imortal” (1992), “Porque Choram os Homens” (2000) e “A Festa” (2017), ela divulgou o videoclipe da primeira faixa do projeto. Mergulhado no conceito preto e branco, a gravação exalta o conceito minimalista característico da cineasta com a canção “Black Mascara”.

Durante o vídeo, Potter aparece balançando o quadril enquanto gira um bambolê na cintura. Com a música tocando ao fundo, ela permanece afastada da câmera e sem sair do lugar, enquanto as letras da canção aparecem do outro lado da tela e destoam em vermelho do filtro monocromático.

“‘Black Mascara’ foi uma das primeiras faixas que escrevi para ‘Pink Bikini’, um álbum de canções que explora retrospectivamente os desesperos e anseios da minha turbulenta adolescência; uma época de transição, marcada pelo fim da infância e o início da vida adulta”, revelou Potter em comunicado.

 
Conhecida por produções minimalistas

A artista se entrega ao seu lado musical enquanto aborda os conceitos do cinema, caminho pelo qual trilhou ao longo de mais de 50 anos de carreira. Segundo ela, o videoclipe é o início de uma nova fase e, por isso, deve ser produzido de forma orgânica. “Fazer o vídeo foi um retorno diferente. Precisava ser feito da mesma forma que fiz filmes quando comecei na adolescência”, declarou.

Dessa forma, o clipe faz uma referência nostálgica aos primeiros trabalhos de Potter, que foram curta-metragens ainda filmados em preto e branco, no início dos anos 1970. “Naquela época eu não tinha dinheiro, treinamento ou equipamento. A necessidade de inventar e imaginar coisas do nada se tornou parte de uma filosofia que mais tarde chamei de ‘Barefoot Filmmaking'”, revelou.

Traduzido como “cinema descalço”, o conceito engloba um estilo de produção desprevenido. A partir dessa abordagem, a cineasta ficou conhecida por fazer filmes com recursos simples e improvisação, sem grandes orçamentos ou equipamentos sofisticados. “Significava trabalhar com meios mínimos, pegar equipamentos emprestados e trabalhar com a boa vontade e a energia de alguns amigos queridos e co-conspiradores”, detalhou.

A diferença é que, para a produção do clipe, ela ainda com profissionais premiados. As imagens do vídeo foram gravadas por Robbie Ryan, diretor de fotografia indicado ao Oscar pelo seu trabalho em “A Favorita” (2018). Além disso, a produção também teve o apoio de uma equipe formada por graduados da Escola Nacional de Cinema e Televisão do Reino Unido.

 
Paixão de longa data pela música

Apesar de estar produzindo seu primeiro álbum aos 73 anos, o interesse de Potter pela música não é de hoje. Antes de se dedicar ao cinema, ela fazia parte do grupo Feminist Improvising Group (“Grupo Feminista de Improvisação”, em tradução livre), uma banda britânica de vanguarda. Durante os anos 1970, o grupo chegou a fazer turnês pela Europa.

Além disso, a cineasta já se apresentou com a Film Music Orchestra e colaborou como letrista no álbum “Oh Moscow”, ao lado da musicista inglesa Lindsay Cooper. Na época, o conjunto realizou shows nas antigas União Soviética e Berlim Oriental em 1989, antes da queda do Muro de Berlim.

Ainda no cinema, ela atuou na produção das trilhas sonoras originais de dois longas que dirigiu, sendo um deles “Orlando – A Mulher Imortal” (1992), ao lado do compositor David Motion. Recentemente, ela foi responsável pelas músicas de seu filme “Sonhos de Uma Vida” (2020), estrelado por Javier Bardem (“A Pequena Sereia”), Elle Fanning (“The Great”) e Salma Hayek (“Eternos”).

 
Pink Pikini será um álbum biográfico

Com o álbum de estreia, a cineasta promete uma coleção de canções “semi-autobiográficas”. “Pink Bikini” vai apresentar suas composições e letras originais, inspiradas na sua própria experiência na Londres dos anos 1960, período do qual era uma jovem rebelde e ativista.

A capa do álbum é uma imagem de uma Potter ainda jovem, também em preto e branco. Além disso, arranjos musicais do projeto contam com a participação do guitarrista Fred Frith, ex-integrante de várias bandas de vanguarda (Henry Cow, Art Bears, Massacre e Skeleton Crew), que colabora com a cineasta em suas trilhas sonoras há anos.

“Pink Bikini” será lançado nas plataformas digitais no dia 14 de julho.