Britney Spears inspira e endossa musical com suas canções na Broadway

O musical “Once Upon a One More Time”, inspirado em Britney Spears, estreou na Broadway na última quinta-feira (22/6) com apoio da própria cantora. A peça apresenta números musicais ao som de […]

Instagram/Britney Spears

O musical “Once Upon a One More Time”, inspirado em Britney Spears, estreou na Broadway na última quinta-feira (22/6) com apoio da própria cantora. A peça apresenta números musicais ao som de diversos sucessos da artista, como “Oops I Did It Again”, “Circus” e “Toxic”. O nome do musical é uma referência a outro sucesso de Britney: a icônica “…Baby One More Time”.

Produzida pelos vencedores do prêmio Tony, James L. Nederlander (“Diana: O Musical”) e Hunter Arnold (“Querido Evan Hansen”), a peça foi idealizada pela própria Britney Spears em 2016. A trama usa as músicas da cantora para criar uma ficção fantasiosa. Neste sentido, lembra “Mamma Mia!”, musical com músicas do Abba. Mas também é uma fábula encantada ao estilo de “Caminhos da Floresta”. A história introduz uma nova versão das princesas clássicas dos irmãos Grimm, como Cinderela, Branca de Neve e Rapunzel. Diferente das histórias da literatura, elas precisam enfrentar as questões de desigualdade salarial.

“Na verdade, foi a Britney quem nos abordou e disse: ‘Gostaríamos de ter um show baseado em minhas músicas, especificamente não um musical biográfico'”, revelou o produtor Hunter Arnold à Variety durante a première na Broadway. “Perguntamos a ela o que ela gostaria, quais ideias a interessavam, e ela falou sobre contos de fadas, princesas e borboletas, que fazem parte iminentemente de sua jornada”.

Inicialmente, o musical tinha previsão de estreia para 2019, na cidade de Chicago, onde chegou a ter uma primeira pré-estreia, mas para aperfeiçoamentos o projeto acabou adiado para abril de 2020, quando a pandemia da covid-19 inviabilizou sua exibição. Foi somente em dezembro de 2021 que a peça fez sua estreia oficial, em Washington, mesma época que a cantora foi libertada da tutela de seu pai.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Arnold declarou que o projeto é uma grande homenagem a carreira de Britney. “Todos os envolvidos realmente acreditavam que, espiritualmente, para que essa coisa funcionasse, ela tinha que ser uma homenagem à iconografia de sua carreira e tinha que ser um benefício direto para ela”.

Com a estreia da peça na Broadway, a cantora elogiou o projeto em uma publicação no Instagram com o logo da peça. “Boa sorte ao esforçado elenco e equipe de ‘Once Upon a One More Time'”, escreveu na legenda. “Eu vi o show e é tão engraçado, inteligente e brilhante”, acrescentou.

 
Homenagem a Britney Spears

Ao longo dos anos, diante dos atrasos, a produção passou por reformulações até que chegasse à versão que finalmente chegou na Broadway. O roteirista Jon Hartmere declarou que o tempo ajudou a moldar e remodelar a história do musical ao lado da equipe de direção e coreografia do casal Keone & Mari Madrid, conhecidos pelo curta-metragem “Lolo” (2021).

“Eu estava tão animado para lançar isso, mas quando olho para trás, se tivéssemos feito aquela primeira versão, eu nem conheceria Keone e Mari, que são os humanos mais adoráveis e incríveis do planeta. Não teríamos parte do elenco”, disse ao The Hollywood Reporter entes da estreia da peça em Nova York.

Já a dupla de direção-coreografia aproveitou para reforçar que a peça é uma homenagem as músicas da cantora. “Estamos tão felizes por termos recebido a confirmação de que ela estava apoiando o show pós-tutela, para que possamos apoiá-la plenamente criando este trabalho de coração e defendendo as coisas pelas quais ela lutou diretamente”, finalizou Arnold.