Globo se manifesta após censura de beijo lésbico em “Vai na Fé”

Os telespectadores de “Vai na Fé” ficaram revoltados na quarta-feira (10/5) após a TV Globo cortar uma das cenas mais esperadas da novela, o beijo lésbico entre Clara (Regiane Alves) e Helena […]

Divulgação/Globo

Os telespectadores de “Vai na Fé” ficaram revoltados na quarta-feira (10/5) após a TV Globo cortar uma das cenas mais esperadas da novela, o beijo lésbico entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman).

Nas redes sociais, o público registrou diversas queixas contra a emissora através da hashtag “Queremos Beijos Clarena”, que entrou para os assuntos mais comentados do Twitter. “As atrizes não mereciam, os fãs não mereciam, as diretoras, equipe de produção, roteiristas… A palavra é DESRESPEITO”, afirmou uma internauta.

“’Vai Na Fé’ chegou com uma proposta que Clarena iria revolucionar as histórias de amores homoafetivos na tv aberta, mas na primeira oportunidade eles censuram”, argumentou um perfil.

“É justo que façam barulho, eles soltaram nota, colocaram o beijo no resumo há mais de 2 semanas. Foi um desrespeito o que fizeram com o público LGBT que esperam uma representatividade. Em 2023, estamos andando pra trás”, pontuou outra usuária.

A situação ficou ainda mais incômoda depois que a diretora Juh Almeida, uma mulher lésbica, decidiu apagar as fotos do casal homoafetivo publicadas no Instagram. “A Juh apagou as fotos da Rê e da Pri… Nossa, que clima merd* deve estar naquele lugar hoje. Simplesmente jogaram na cara da autoridade máxima em cena, a diretora, que fod*-se o trabalho dela. Tô mal porque isso não só mexe com ela como profissional, mas como mulher lésbica também”, lamentou uma fã.

Após a repercussão negativa, a assessoria da emissora amenizou a censura: “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”, disse à emissora em nota oficial.

Segundo fontes, a produção teria considerado que o beijo poderia ser demais para o público de uma trama evangélica. Só que, no Twitter, o público segue exigindo o beijo entre Clara e Helena. Virou o assunto mais comentado na rede social.

Até a atriz Regiane Alves comentou a decisão da emissora. “Devagar e sempre. Um passo de cada vez para a construção de um futuro onde todas as formas de amor possam ser aceitas e celebradas”, reagiu ela.