“A Pequena Sereia” é principal estreia da semana nos cinemas

Em fase de blockbusters, os cinemas brasileiros recebem “A Pequena Sereia” em 1,4 mil salas, uma semana após “Velozes e Furiosos 10” chegar em 1,7 mil – e com “Guardiões da Galáxia […]

Divulgação/Disney

Em fase de blockbusters, os cinemas brasileiros recebem “A Pequena Sereia” em 1,4 mil salas, uma semana após “Velozes e Furiosos 10” chegar em 1,7 mil – e com “Guardiões da Galáxia Vol. 3” e “Super Mario Bros. – O Filme” ainda fazendo boas bilheterias em cartaz. Apesar da falta de espaço para tudo isso, o circuito ainda recebe mais filmes, incluindo duas comédias americanas detonadas pela crítica dos EUA. Confira abaixo todas as estreias desta quinta (25/5).

 

| A PEQUENA SEREIA |

 

A versão live-action do longa que iniciou o renascimento da animação da Disney em 1989 chega aos cinemas com uma grande expectativa para cumprir. Sob comando de Rob Marshall (“Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”), o remake traz novas músicas, espicha a história e adiciona nada menos que 50 minutos ao filme original, expandindo não apenas a personagem de Ariel (interpretada por Halle Bailey, da série “Grown-ish”), mas também o Príncipe Eric (Jonah Hauer-King, da minissérie “Little Women”, da BBC). O problema é que as músicas novas são fracas, a fotografia muito escura (em contraste com o brilho do desenho), as mudanças superficiais e a única inovação realmente evidente é a escalação de Halle Bailey.

A atriz brilha no papel, contracenando com um elenco de peso que inclui Melissa McCarthy (“Caça-Fantasmas”) como a maligna Ursula e Javier Bardem (“Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar”) como o Rei Tritão. Criticada em alguns quadrantes das redes sociais por ser uma Ariel negra, ela incorpora a personagem-título de forma perfeita e sua habilidade de cantar belamente canções como “Part of Your World” são o que fazem o musical contentar os fãs nostálgicos, ao mesmo tempo em que permite aos realizadores acreditarem estar atualizando a trama para a modernidade.

 

| MEU PAI É UM PERIGO |

 

A comédia gira em torno dos problemas de relacionamento entre o protagonista (Sebastian Maniscalco, de “Green Book: O Guia”) e seu pai (Robert De Niro, de “O Irlandês”). A trama acompanha Sebastian, um sujeito que está prestes a visitar a família rica da sua namorada (Leslie Bibb, de “O Legado de Júpiter”). Sem ter onde deixar o seu pai, ele acaba o levando na viagem. Uma vez lá, Salvo parece fazer de tudo para envergonhar o filho – chegando a matar o pavão de estimação da família da nora, para servi-lo no jantar. Mas, aos poucos, os dois começam a criar uma conexão que não existia antes. Considerado sem graça pela maioria da crítica, o filme dirigido por Laura Terruso (“Dançarina Imperfeita”) ainda conta com Kim Cattrall (“How I Met Your Father”), Anders Holm (“Inventando Anna”), David Rasche (“Succession”) e Brett Dier (“Jane the Virgin”) no elenco.

 

| CAMPEÕES |

 

Quem lembra do clássico “Nós Somos os Campeões” (1992) sabe o que acontece nessa história. Woody Harrelson (“Triângulo da Tristeza”) vive um ex-treinador de basquete condenado a treinar uma equipe Paraolímpica como parte de um serviço comunitário. Ao longo do filme, Marcus aprende a valorizar seu time, composto por indivíduos intelectualmente deficientes, e se torna menos egoísta, enquanto também aproveita para desenvolver um relacionamento com Kaitlin Olson (“It’s Always Sunny in Philadelphia”), intérprete da irmã de um dos jogadores. A comédia é o primeiro filme solo de Bobby Farrelly (“Debi e Lóide”) sem a parceria com seu irmão Peter Farrelly (que ficou sério e venceu o Oscar por “Green Book”).

 

| MEU VIZINHO ADOLF |

 

A comédia sombria traz o veterano ator britânico David Hayman (“Macbeth: Ambição e Guerra”) interpretando Polsky, um imigrante europeu de 70 anos vivendo em um país sul-americano em 1960. Sua vida tranquila é perturbada pela chegada de um misterioso alemão, “Sr. Herzog” (Udo Kier, de “Bacurau”), que ele suspeita ser ninguém menos que o próprio Adolf Hitler. Grande parte do filme gira em torno das tentativas de Polsky de provar a identidade do vizinho de forma bastante farsesca, mantendo o público em suspense sobre a verdade até os momentos finais. Embora a narrativa se desdobre puramente da perspectiva de Polsky, Kier comanda a tela como o enigmático Herzog, oscilando entre um valentão de pavio curto e um homem envelhecido tentando escapar de seu passado turbulento. A direção é do russo Leon Prudovsky (“Five Hours from Paris”).

 

| VISÕES DE RAMSÉS |

 

Ramsés é um habilidoso e popular vidente do multicultural bairro parisiense La Goutte d’Or. Quando uma gangue de crianças começa a aterrorizar os moradores, o equilíbrio do bairro e dos seus negócios é abalado. Até que um dia, ele tem uma visão de verdade. A trama levanta questionamentos sobre sua autenticidade: seria ele um charlatão ou alguém com um verdadeiro dom? Embora a obra não ofereça respostas simples, o diretor Clément Cogitore, com uma rica experiência em curtas-metragens, traz um olhar fresco e desconstruído à direção, colocando a câmera frequentemente a seguir o ator Karim Leklou (“O Mundo É Seu”), o que sugere uma presença invisível, quase sobrenatural, assombrando Ramsés. Além disso, o filme também explora o conceito do xamã moderno, uma ocupação que se tornou lucrativa e difundida na França, contextualizando a trama dentro de uma realidade socioeconômica específica.

 

| DESTINO DAS SOMBRAS |

 

Realizado há cinco anos, o terror capixaba só agora encontra espaço no circuito comercial cinematográfico. O filme de Klaus’Berg explora o tema do desaparecimento de crianças. A trama se desenrola quando dois amigos decidem passar um fim de semana em um sítio rural em Colatina para fugir de problemas familiares. No entanto, eles logo descobrem que o local possui um passado tenebroso. Enfrentando ameaças reais e questionando relatos sobrenaturais contados pelos moradores locais, os amigos acabam presos em uma história em que passado e presente se entrelaçam, revelando um destino sombrio. O elenco inclui Raphael Teixeira (“De Perto Ela Não é Normal”), Othoniel Cibien (“Os Incontestáveis”), Suely Bispo (“Velho Chico”), Thelma Lopes (“O Cemitério das Almas Perdidas”) e Markus Konká (“Mata Negra”).

 

| SWORD ART ONLINE – PROGRESSIVE – SCHERZO DO CREPÚSCULO SOMBRIO |

 

A sequência de “Ária de uma Noite sem Estrelas” (2021) acompanha a protagonista Asuna Yuuki em sua jornada mortal dentro de Sword Art Online. Na trama baseada na obra de Reki Kawahara, o primeiro VRMMORPG do mundo – versão de realidade virtual de um jogo que suporta uma quantidade infinita de jogadores online simultâneos, num ambiente de interação permanente – tornou-se um jogo da morte. Dez mil usuários encontram-se presos dentro do universo do game há dois meses. Asuna, que conseguiu vencer o primeiro nível do castelo flutuante de Aincrad, une-se a Kirito em sua jornada rumo ao último andar. Com a ajuda de Argo, a negociante de informações, vencer os níveis parecia ser tarefa fácil, mas… Então, começa um conflito entre duas das maiores equipes que deveriam estar unidas: o Esquadrão de Liberação de Aincrad (ALS) e a Brigada dos Cavaleiros Dragões (DKB). Nesta batalha mortal, uma ameaça que desafia qualquer estratégia se aproxima de Asuna e Kirito.

 

| ROGER WATERS: THIS IS NOT A DRILL – LIVE PRAGUE |

 

Transmissão ao vivo de um show da turnê de despedida de um dos fundadores da banda Pink Floyd, diretamente da O2 Arena em Praga, na República Tcheca.

 

| TOMORROW X TOGETHER WORLD TOUR ACT – SWEET MIRAGE IN LA: LIVE VIEWING |

 

Transmissão ao vivo do show da banda de K-pop Tomorrow x Together, diretamente de Los Angeles, EUA.