Justiça desiste de incriminar Alec Baldwin na morte de Halyna Hutchins

As acusações contra o ator Alec Baldwin pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set de “Rust” serão retiradas pela Justiça do Novo México. A decisão ocorre a menos de […]

Divulgação/ABC News

As acusações contra o ator Alec Baldwin pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set de “Rust” serão retiradas pela Justiça do Novo México. A decisão ocorre a menos de duas semanas do início do julgamento marcado sobre a morte de Hutchins, em outubro de 2021. Os promotores especiais Kari Morrissey e Jason Lewis devem preencher em breve a papelada que rejeita a ideia de homicídio involuntário contra o ator.

A cinematógrafa morreu após ser atingida por um tiro de arma supostamente cenográfica, disparado por Baldwin, durante as filmagens do western independente. Ele e testemunhas afirmam ter ouvido o assistente de direção dizer que a arma não continha munição de verdade.

“Estamos satisfeitos com a decisão de arquivar o caso contra Alec Baldwin e encorajamos uma investigação adequada sobre os fatos e circunstâncias deste trágico acidente”, disseram os advogados de Baldwin, Luke Nikas e Alex Spiro.

Representantes do Ministério Público de Santa Fé, no Novo México, não fizeram comentários. Segundo apurou o site Deadline, as acusações contra a armeira Hannah Gutierrez-Reed, responsável por fornecer o revólver com uma bala real para o ator, devem permanecer, mantendo a realização do julgamento.

Também envolvido, o assistente de direção Dave Halls, que entregou a arma ao ator afirmando que estava “fria”, ou seja, sem munição, fechou um acordo, declarando-se culpado para cumprir seis meses em liberdade condicional.

Tanto Gutierrez-Reed quanto Baldwin declaram-se inocentes. O ator vem destacando em entrevistas que não puxou o gatilho da arma que matou a colega. Mas o FBI discordou em seu relatório sobre o tema, divulgado no ano passado. Com os advogados de Baldwin contestando o estado da arma, uma investigação mais aprofundada deve ser realizada.

Baldwin já havia fechado acordo com o viúvo da diretora de fotografia, para concluir “Rust” e lhe proporcionar rendimentos do filme, visando ajudar na criação de seu filho. Após o acordo, Matthew Hutchins declarou: “Não tenho interesse em me envolver ou atribuição de culpa (aos produtores ou ao Sr. Baldwin). Todos nós acreditamos que a morte de Halyna foi um acidente terrível. Sou grato que os produtores e a comunidade de entretenimento se uniram para homenagear o trabalho final dela”.

A retomada da produção de “Rust” estava programada inicialmente para esta semana, com participação de Baldwin e do diretor Joel Souza, também ferido no incidente de 2021.