“Star Trek: Discovery” vai acabar na 5ª temporada

A Paramount+ anunciou que “Star Trek: Discovery” vai terminar em sua vindoura 5ª temporada, que será lançada no início de 2024. Lançada em 2017, a série ajudou a inaugurar a plataforma de […]

Divulgação/CBS All Access

A Paramount+ anunciou que “Star Trek: Discovery” vai terminar em sua vindoura 5ª temporada, que será lançada no início de 2024.

Lançada em 2017, a série ajudou a inaugurar a plataforma de streaming do conglomerado, originalmente batizada como CBS All Access, como sua primeira série original. Com seu fim, “Star Trek: Discovery” também será a última série da CBS all Access a encerrar sua exibição na reformulada Paramount+.

Seu sucesso foi tanto que inspirou uma multiplicação de séries de “Star Trek” nos anos seguintes, ironicamente enquanto a versão cinematográfica da franquia amarga uma prolongada ausência das telas.

“’Star Trek: Discovery’ é um eterno favorito na plataforma, próxima e querida pelas legiões de fãs de ‘Star Trek’, assim como todos nós aqui da Paramount+”, disse Tanya Giles, diretora de programação da Paramount Streaming, ao anunciar o fim da missão de cinco anos da Discovery nesta quinta (2/3).

“A série e seu incrível elenco e criativos deram início a uma nova era para ‘Star Trek’ quando estreou há mais de seis anos, abraçando o futuro do streaming com narrativa serializada, trazendo à vida personagens profundos e complexos que honram o legado de Gene Roddenberry de representar a diversidade e a inclusão, e avançando a narrativa com a construção premiada de mundos. Esta temporada final verá nossa amada equipe embarcar em uma nova aventura, e mal podemos esperar para comemorar o impacto da série na franquia, levando ao ar sua temporada final no início do próximo ano.”

David Stapf, presidente da CBS Studios acrescentou: “Quando começamos a falar sobre o retorno de ‘Star Trek’ oito anos atrás, nunca poderíamos ter imaginado o impacto indelével que ‘Star Trek: Discovery’ teria. A série trouxe de volta uma amada franquia global e, assim como seus antecessores, honrou ‘Star Trek’ e seu legado de ‘diversidade infinita em combinações infinitas’, representando o melhor do que poderíamos ser como humanos quando celebramos nossas diferenças. Gostaria de agradecer a Alex Kurtzman e Michelle Paradise, que lideraram esta série com coração, paixão e, como fãs, com narrativas vívidas – sempre prontos para ultrapassar limites como aqueles antes deles. E, finalmente, gostaria de agradecer a este elenco talentoso, liderado pela brilhante Sonequa Martin-Green, cuja liderança tanto na tela quanto fora dela ajudou a guiar o caminho desde o primeiro dia.”

Os produtores executivos e co-showrunners Alex Kurtzman e Michelle Paradise também se manifestaram. “Como fãs de longa data de ‘Star Trek’, foi uma imensa honra e privilégio ajudar a trazer ‘Star Trek: Discovery’ para o mundo”, disseram. “O universo ‘Trek’ significa muito para muitos – inclusive para nós – e não poderíamos estar mais orgulhosos de tudo o que ‘Discovery’ contribuiu para seu legado, principalmente com representação. Se apenas uma pessoa se viu representada, ou vislumbrou as possibilidades positivas para seu futuro, teremos deixado Gene Roddenberry muito orgulhoso”.

“É claro que não haveria ‘Discovery’ sem Sonequa Martin-Green e nossa extraordinária equipe de artistas, tanto na frente quanto atrás das câmeras, que deram vida a essa atração”, continuaram Kurtzman e Paradise. “Suas paixão e determinação para tornar cada episódio especial foram profundamente inspiradoras. A ‘Discovery’ tornou-se verdadeiramente uma família ao longo dos anos – e não poderíamos estar mais gratos por fazer parte dela”.

“Para os fãs de todo o mundo, obrigado por se juntarem a nós nesta jornada incrível”, acrescentaram. “Seu amor por esses personagens e sua empolgação por cada episódio, cada temporada, significou o mundo para nós. Mal podemos esperar para você ver no que estamos trabalhando para esta temporada final. Agradecemos sua paciência enquanto isso e confie em nós quando dizemos que valerá a pena esperar. Nós amamos todos vocês!”, concluíram.

A 5ª e última temporada encontrará a capitã Michael Burnham (Sonequa Martin-Green) e a tripulação da USS Discovery em uma aventura épica pela galáxia para encontrar um antigo poder, cuja existência foi deliberadamente escondida por séculos. Mas também há outros na caça – inimigos perigosos que estão desesperados para reivindicar o prêmio para si – e farão tudo para obtê-lo.

Além de “Star Trek: Discovery”, a franquia também vai se despedir de “Star Trek: Picard”, que atualmente exibe os episódios de sua 3ª e última temporada. Já a novata “Star Trek: Strange New Worlds” foi renovada para sua 2ª temporada, e Kurtzman atualmente desenvolve novas séries. Uma delas seria passada na Academia da Tropa Estelar (“Star Trek: Starfleet Academy”) e outra na divisão de espionagem da Federação dos Planetas Unidos (“Section 31”), que deveria ser estrelada por Michelle Yeoh – mas a atriz talvez tenha ficado famosa demais para a série após a consagração de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

A franquia espacial ainda se estende por duas séries animadas: a comédia “Star Trek: Lower Decks” e a aventura “Star Trek: Prodigy”.