Série derivada de “Duna” perde protagonista, diretor e é suspensa pela HBO Max

Problemas em “Dune: The Sisterhood”. A série, spin-off do filme de Denis Villeneuve (“A Chegada”), perdeu a atriz Shirley Henderson (“O Bebê de Bridget Jones”) e o diretor Johan Renck (“Distúrbios do […]

Divulgação/Warner Bros.

Problemas em “Dune: The Sisterhood”. A série, spin-off do filme de Denis Villeneuve (“A Chegada”), perdeu a atriz Shirley Henderson (“O Bebê de Bridget Jones”) e o diretor Johan Renck (“Distúrbios do Prazer”), e foi suspensa para uma “revisão criativa”. A produção, que começou no final de novembro, agora enfrentará uma mudança de diretor e uma reformulação. Além disso, uma das showrunners, Diane Ademu-John, que escreveu o episódio piloto, também se afastou do cargo, deixando Alison Schapker como única showrunner da série.

“O projeto entrou em um hiato pré-programado, algumas mudanças criativas estão sendo feitas na produção em um esforço para criar a melhor série possível e permanecer fiel ao material original”, disse um porta-voz da HBO Max em comunicado. “Johan Renck concluiu seu trabalho na série e um novo diretor será contratado; por acordo mútuo, Johan está seguindo em frente para outros projetos. Além disso, Shirley Henderson saiu da série e não interpretará mais Tula Harkonnen”.

De acordo com fontes, a abordagem do diretor Johan Renck para a série se afastava muito do filme “Duna”, lançado em 2021. E isso não combinou com a visão da HBO Max para o projeto. Após sua demissão, Renck deletou todos os conteúdos relacionados ao projeto de seu Instagram – e não está claro se algumas das imagens serão mostradas na série.

Sobre o hiato, o site Deadline reporta informações conflitantes. Enquanto fontes próximas à produção relatam que sempre houve um plano para parar as filmagens no início do ano, outras fontes indicam que a série será adiada por sete meses para dar a Schapker e sua equipe tempo para colocar sua marca criativa no projeto e retrabalhar os roteiros, bem como encontrar um novo diretor.

A produção da HBO Max, em parceria com a Legendary, adaptaria o livro de mesmo nome da franquia criada por Frank Herbert, que se passa 10 mil anos antes da ascensão de Paul Atreides, protagonista de “Duna”. A trama segue as Irmãs Harkonnen enquanto elas combatem forças que ameaçam o futuro da humanidade e estabelecem a lendária seita conhecida como Bene Gesserit.

Estão no elenco do seriado: Emily Watson (“A Menina Que Roubava Livros”) como Valya Harkonnen; Indira Varma (“Carnival Row”) como Empress Natalya; Sarah-Sofie Boussnina (“Refúgio”) como Princesa Ynez; Shalom Brune Franklin (“O Turista”) como Mikaela e Faoileann Cunningham (“O Homem do Norte”) como Irmã Jen.

Enquanto isso, “Duna – Parte 2”, dirigido por Denis Villeneuve, estreia em 2 de novembro nos cinemas do Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.