Série “Daisy Jones & The Six” é baseada na banda Fleetwood Mac?

A série baseada no livro “Daisy Jones & The Six” estreou nessa sexta (3/3), na Amazon Prime Video, e levantou muitos questionamentos na cabeça dos fãs, que notaram diversas similaridades entre a […]

Divulgação/Amazon Prime Video

A série baseada no livro “Daisy Jones & The Six” estreou nessa sexta (3/3), na Amazon Prime Video, e levantou muitos questionamentos na cabeça dos fãs, que notaram diversas similaridades entre a história da banda fictícia dos anos 1970 vista na série com a banda real Fleetwood Mac.

Aparentemente, não foi apenas coincidência. A escritora Taylor Jenkins Reid, autora do livro que deu origem à série, admitiu que a cantora Stevie Nicks, do Fleetwood Mac, tem sido uma grande fonte de inspiração em sua vida.

Mas quais são as semelhanças e diferenças entre a história ficcional e a história real?

Fleetwood Mac é uma banda da década de 1970, que teve seu auge após uma reformulação em 1974 com entrada da dupla folk Stevie Nicks e Lindsey Buckingham. Eles se juntaram a Mick Fleetwood e ao seu grupo, que na ocasião também incluía o casal John McVie e Christine McVie (recém-integrada no lugar do guitarrista Peter Green). Com essa formação, a banda estourou e foi responsável por grandes músicas, como “Rhiannon”, “The Chain” e “Go Your Own Way”.

As semelhanças entre Fleetwood Mac e “Daisy Jones & The Six” são visíveis. Ambas as bandas são um quinteto de três homens e duas mulheres, incluindo uma mulher como vocalista. E alguns dos mesmos problemas enfrentados por Fleetwood Mac, envolvendo drogas, dinheiro, envolvimento amoroso, infidelidades, brigas internas e sucesso vertiginoso, também são vistos na trama fictícia da Amazon.

Há ainda uma semelhança clara no figurino usado pela protagonista de “Daisy Jones & The Six”, interpretada por Riley Keough, e o visual de Stevie Nicks, com suas roupas de denim, calças boca de sino e cabelo comprido.

Mas também existem algumas diferenças. Em “Daisy Jones & The Six” (spoiler!), a banda se separa em 1977, enquanto Fleetwood Mac durou mais do que isso. O primeiro hiato da banda aconteceu só em 1980. E mesmo assim os membros da banda continuaram a se apresentar e gravar juntos durante as décadas seguintes.

Mas então de onde veio a inspiração para o livro?

Em um artigo intitulado “Como Fleetwood Mac Influenciou Daisy Jones & The Six”, publicado após o lançamento do livro, a escritora explicou que o documentário do show de reencontro da banda, “The Dance”, estava passando na TV durante o verão de 1997, e foi lá que ela viu Nicks cantar “Landslide” pela primeira vez.

“A iluminação estava fraca, ela estava com um vestido preto translúcido, o cabelo era grande e loiro. Ela dividia o palco apenas com Lindsey Buckingham, que estava um pouco afastado, acompanhando-a”, descreveu Reid. “Ela cantou com tanta fragilidade e, no entanto, parecia tão confiante e forte – e enquanto ela cantava, ela continuava olhando para Lindsey, sua expressão era calorosa e íntima, mas enigmática”.

Reid acrescenta que “há dois anos, quando decidi que queria escrever um livro sobre rock’n’roll, eu continuava voltando para aquele momento em que Lindsey assistia Stevie cantar ‘Landslide’. Como parecia tanto com duas pessoas apaixonadas. E ainda assim, nunca saberemos realmente o que havia entre eles. Eu queria escrever uma história sobre isso, sobre como as linhas entre a vida real e a performance podem ficar borradas, sobre como cantar sobre velhas feridas pode mantê-las frescas”.

Foi aí que nasceu a ideia para o livro, que tenta imaginar como seria o romance entre duas pessoas que tocam na mesma banda. É uma história ficcional, mas com um pé na realidade.

“Comecei com o germe de Stevie Nicks, Lindsey Buckingham e Fleetwood Mac”, disse a autora em uma entrevista anterior concedida por seu editor. Ela também admite que começou seu processo de composição e pesquisa de “Daisy Jones & the Six” ouvindo o álbum histórico da banda, “Rumors”, e assistindo a uma “tonelada” de entrevistas arquivadas do Fleetwood Mac. “Foi o começo para mim porque é um álbum, mas… também é uma novela”, disse Reid sobre as letras das músicas. “As histórias acontecendo entre Stevie e Lindsey. E as coisas que estavam acontecendo entre Christine McVie e John McVie eram realmente fascinantes e transparecem nas músicas. Então comecei por aí.”

A adaptação do livro para a série “Daisy Jones & The Six” foi feita pela dupla Scott Neustadter e Michael H. Weber, roteiristas dos sucessos “A Culpa é das Estrelas” (2014) e “Artista do Desastre” (2017), e tem episódios dirigidos pela cineasta neozelandesa Niki Caro (do filme “Mulan” e da série “Anne with an E”).

A produção foi realizada pela empresa Hello Sunshine, de Reese Witherspoon (“The Morning Show”), e o elenco inclui Reiley Keogh (“Mad Max: Estrada da Fúria”), Sam Claflin (“Enola Holmes”) Suki Waterhouse (“Miss Revolução”), Camila Morrone (do remake de “Valley Girl”), Josh Whitehouse (que igualmente estrelou “Valley Girl”), Will Harrison “Madam Secretary”), Nabiyah Be (“Pantera Negra”) e Sebastian Chacon (“Penny Dreadful: City of Angels”).

Confira o trailer abaixo.